População deve ficar atenta para o aparecimento de escorpião
Com a chegada do calor, aumenta o número de bichos
Rádio Clube 29/10/2021 10:47h
População deve ficar atenta para o aparecimento de escorpião
Foto: Reprodução
A Diretoria Municipal de Saúde orienta a população sobre os cuidados que devem ser adotados nessa época do ano, com a presença dos escorpiões, que se alojam principalmente, em entulhos, em busca de alimentos. O alerta é em função dos recentes casos de aparecimento desses animais peçonhentos no município.
O crescente número de aparecimentos de escorpiões tem mais frequência nos meses quentes e úmidos do ano, que ocorrem entre os meses de outubro até o fim do verão, em março.
É neste período que eles encontram maior abundância de alimentos, sobretudo, baratas e outros insetos atraídos por lixo e alimentos expostos e mal acondicionados. A presença de condições que oferecem abrigos e alimentos a esses animais é essencial para sua instalação no ambiente.
Para evitar acidentes a melhor medida de controle é a prevenção, realizando a limpeza constante de terrenos e quintais, que abrigam restos de entulhos de construção, madeiras ou qualquer outro material, que possam acumular a presença de insetos.
O cuidado com a limpeza da casa deve ser reforçado, com vedação de frestas entre as portas, colocação de telas nos ralos de banheiros e pias, sacudir as roupas e sapatos para descobrir a possível presença dos insetos, manter os brinquedos das crianças em locais altos, fechar bem seus pontos de armazenagem de lixo (sacos, baldes, lixeiras, latões, caixas, tambores, entre outros); pois os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros insetos, como baratas, aranhas, cupins, grilos, formigas e até mesmo pequenos invertebrados.
Terrenos abandonados com mato e restos de construção são potenciais criadouros ou refúgios para escorpiões, como também de cobras e aranhas. Por isso, a orientação é para que a população não jogue restos de entulho e lixo nesses locais para evitar a proliferação.
Em caso de acidentes, lavar o ferimento com água e sabão e em seguida procurar imediatamente o pronto socorro do Hospital, para acompanhar a evolução da picada. Se possível, levar o animal ou uma foto, para identificação da espécie, permitindo assim, uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
comentários
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp da clube (14) 99711-2555

Todos os direitos reservados © Clube Regional 2022 - [email protected] - telefone: (14) 99711-2555