Centro-oeste paulista começam a vacinar idosos com mais de 90 anos
Profissionais de saúde autônomos também estão na lista desta etapa de imunização contra a Covid-19
Rádio Clube 08/02/2021 11:48h
Centro-oeste paulista começam a vacinar idosos com mais de 90 anos
Foto: Reprodução
Seguindo o calendário do governo estadual, as cidades do centro-oeste paulista começam a vacinar os idosos com mais de 90 anos contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (8). Confira como está sendo feita a imunização em São Manuel, Bauru, Marília, Botucatu, Ourinhos e Lençóis Paulista (SP).
O governo estadual pede que os parentes dos idosos façam o cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento. A ferramenta não é um pré-requisito obrigatório para receber a vacina, mas, segundo o governo, ajuda a melhorar a dinâmica dos serviços.
 
São Manuel
De acodo com a prefeitura, as pessoas com 90 ou mais anos de idade, serão vacinadas na próxima segunda-feira, dia 8, das 9h00 às 15h00, com drive-thru (dentro do carro), no Conjunto Poliesportivo, próximo ao ginásio de esportes. Este será o único posto de vacinação que estará à disposição desse público alvo. As pessoas a serem vacinadas deverão levar um documento que comprove a idade.
 
Bauru
A prefeitura de Bauru (SP) recebeu mais 8,1 mil doses da vacina CoronaVac na tarde desta quarta-feira (3). Esta foi a terceira entrega de vacinas para o município, que no total já recebeu 23.440 doses.
A primeira entrega ocorreu em 20 de janeiro, com 8.680 doses da CoronaVac, e a segunda seis dias depois, com 6.660 doses da vacina AstraZeneca/Oxford.
A campanha começou pelos que estão na linha de frente do combate à pandemia e gradualmente outros profissionais também foram vacinados. Na sequência, foram imunizados idosos abrigados em asilos ou clínicas de repouso.
A partir desta segunda-feira (8), os profissionais de saúde autônomos poderão receber a vacina. Para isso, deverão fazer agendamento prévio no site da prefeitura de Bauru a partir desta sexta-feira (5), escolhendo data, horário e unidade em que receberá a dose.
A pessoa deve levar um documento que a vincule ao conselho de classe ou que comprove o vínculo empregatício com estabelecimento de saúde, além de outros documentos que serão citados no momento do agendamento.
Também a partir de segunda-feira, começa a vacinação para os idosos com mais de 90 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), no horário de funcionamento de cada uma. A maioria fica aberta das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
As UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não terão aplicação de doses, pois estão atendendo casos de coronavírus. Nessas regiões, a prefeitura disponibilizou outros espaços públicos para atender os idosos.
Os idosos devem apenas levar RG e CPF para receber a vacina. Já para os moradores com mais de 90 anos acamados ou impossibilitados de se locomover, a Secretaria de Saúde fará a vacinação em casa. Para isso, a família deve entrar em contato com a unidade mais próxima da residência.
 
Marília
A prefeitura de Marília dividiu a faixa etária dos idosos com mais de 90 anos em três grupos, para que sejam imunizados nesta segunda-feira (8):
- 1º grupo: pacientes idosos acamados e parcialmente dependentes que residem nas áreas de abrangência das seguintes unidades de saúde – Toffoli, Três Lagos, Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão, Jardim Maracá, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari – a vacinação será feita no domicílio pelas Equipes de Saúde, Equipe Consultório na Rua e Equipe Vigilância Epidemiológica.
- 2º grupo: pacientes idosos independentes residentes nas áreas de abrangência das seguintes unidades – Toffoli, Três Lagos, Aeroporto, Novo Horizonte, Palmital, Aniz Badra, Jardim Renata, Jardim América IV, Jardim Teruel e Jardim Cavalari – a vacinação será feita no domicílio pelas Equipes de Saúde, Equipe Consultório na Rua e Equipe Vigilância Epidemiológica.
- 3º grupo: pacientes idosos independentes que residem nas áreas de abrangência das seguintes unidades de saúde – Nova Marília, Cascata, Castelo Branco, JK, Santa Antonieta II/Liliana, São Miguel, Argolo Ferrão e Jardim Maracá – a vacinação acontecerá na unidade de saúde de referência mais próxima.
 
Para o próximo dia 15 de fevereiro, quando serão vacinados os idosos entre 85 e 89 anos, a estratégia será a mesma da anterior.
A expectativa em Marília é vacinar mais de 3 mil pessoas nessas duas faixas etárias, já que pelo último levantamento, a cidade possui 1.166 pessoas na faixa de 90 anos em diante e 1.891 entre 85 e 89 anos.
 
Botucatu
A Prefeitura de Botucatu decidiu antecipar a vacinação contra a Covid-19 para idosos com 90 anos ou mais para sábado (6). A imunização ocorreu primeiramente no formato drive-thru, em tendas instaladas no Largo da Catedral a partir das 8h.
Os idosos com 90 anos ou mais devem levar um documento com foto no momento do atendimento para identificação e comprovação da idade. Aqueles que não puderem comparecer devem entrar em contato com o posto de saúde mais próximo de sua residência para agendar a vacinação ao longo da próxima semana ou programar a vacinação domiciliar, se necessário.
Segundo a assessoria da prefeitura, 900 doses estarão disponíveis para ser aplicadas. A intenção é de que a aplicação só termine quando todas as doses acabarem.
Durante esta semana, a vacinação continua em todos os postos de saúde para idosos acima de 90 anos. É recomendado agendar antes de ir. Os postos funcionam das 8h às 16h30.
 
Ourinhos
A prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira (8) a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos no Ginásio de Esportes "Monstrinho".
A imunização será realizada de duas formas: em sistema drive-thru e ponto fixo na quadra de esportes, das 8h às 17h. Para ser vacinado, é obrigatória a apresentação do cartão SUS e do CPF.
Também vão receber a dose os idosos com mais de 90 anos assistidos pelo SAD (Serviço de Apoio Domiciliar). Já os idosos que residem em área rural ou não possuem meio de transporte deverão entrar em contato para agendamento pelo telefone (14) 99762-8417.
 
Lençóis Paulista
Lençóis Paulista também começa a vacinar idosos acima de 90 anos nesta segunda-feira (8) e na terça-feira (9) na ESF Maria Cristina e ESF Júlio Ferrari.
Nas duas unidades, a vacinação será realizada em sistema drive-thru, das 13h às 18h. São 50 doses por dia em cada uma e serão entregue senhas por ordem de chegada.
Neste período, as ESFs também serão referência para anotarem os nomes e endereços dos idosos comprovadamente acamados.
 
Fonte: G1.
comentários
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp da clube (14) 99711-2555

Todos os direitos reservados © Clube Regional 2021 - [email protected] - telefone: (14) 99711-2555