publicidade
Calendário de vacinação contra influenza sofre mudanças
Os postos de vacinação funcionarão com acesso restrito ao público prioritário da campanha
Rádio Clube 27/04/2020 22:27h
Calendário de vacinação contra influenza sofre mudanças
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde tomou a decisão de atualizar o calendário da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. As alterações se referem a terceira fase da campanha, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio com alteração para o período entre 09 de maio a 06 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas (veja abaixo).
 
3ª fase - 09/05 a 15/05
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- Pessoas com deficiência;
- Gestantes;
- Puérperas até 45 dias.
 
18/05 a 06/06
- Adultos de 55 a 59 anos de idade;
- Professores das escolas públicas e privadas.
 
O dia “D” desta etapa está programado para o dia 09 de maio, porém, não será realizada nenhuma atividade que promova aglomeração. Os postos de vacinação funcionarão com acesso restrito ao público prioritário da campanha. A medida se fez necessária em função de fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto somados a sustentabilidade da estratégia. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.
 
Campanha antecipada
Este ano, o Ministério da Saúde antecipou em três semanas o início da campanha pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus. Com isso, pretende-se proteger de forma antecipada a população contra o Influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.
Destaca-se que os sintomas do Influenza são semelhantes aos da COVID-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação do Influenza na população, bem como sua complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.
 
Obs.: profissionais que atuam em cemitérios também deverão ser vacinados com a vacina contra o Influenza.
comentários
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp da clube (14) 99711-2555

Todos os direitos reservados © Clube Regional 2020 - cluberegional@cluberegional.com.br - telefone: (14) 99711-2555