Bem-estar e Saúde
Por Dra. Natiara Magolbo
CAMPANHA DA PSORÍASE

Em outubro é realizada a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.Doença que atinge 5 milhões de brasileiros, é cíclica e não contagiosa. Apresentam sintomas que aparecem e reaparecem periodicamente. Pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Para manter uma boa qualidade de vida, o tratamento correto é essencial. Nos casos leves: hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos nas lesões e exposição diária ao sol no tempo e horário adequado. Com essas medidas haverá a melhora do quadro clínico. Em casos moderados, sem controle com as medidas já citadas, faz-se necessário o tratamento com fototerapia ou medicações sistêmicas, além acompanhamento médico com exames frequentes. A fototerapia é um excelente tratamento, porém 60% dos equipamentos estãoconcentrados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o difícil acesso ainda é limitante para o controle da doença para a maioria da população.Nos casos mais graves e sem resposta às outras terapias, podemos contar com os imunobiológicos, os quais controlam a doença por meio de proteínas de seres vivos obtidos por engenharia genética, remédios de alto custo para o governo. Nos próximos meses, o SUS disponibilizará quatro dessas medicações: adalimumabe, ustequinumabe, secuquinumabe, etanercepte. O tratamento só pode ser realizado pelo dermatologista, nunca suspenda o tratamento sem que o médico autorize, para não haver a piora do quadro.

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp da clube (14) 99711-2555

Todos os direitos reservados © Clube Regional 2019 - cluberegional@cluberegional.com.br - telefone: (14) 99711-2555