Bem-estar e Saúde
Por Dra. Natiara Magolbo
ISOTRETINOÍNA: MITOS E VERDADES
A isotretinoína é conhecida pelo nome comercial Roacutan, um potente fármaco indicado para o tratamento de acne severa ou sem melhora com tratamentos orais e tópicos anteriores. Entenda sobre as principais dúvidas do tratamento.
1) O tratamento com isotretinoína pode causar depressão?
Mito. Estudos recentes não relacionam a isotretinoína à depressão, na verdade pode até ajudar pacientes com sintomas depressivos, pois é indicada em casos mais graves, com o início do tratamento diminui a formação de cicatrizes, pois quando bem indicada pode ajudar na melhora da autoestima dos pacientes.
2) A isotretinoína não pode ser ingerida com outras medicações?
Mito. Existem poucas medicações que não devem ser ingeridas com a isotretinoína, entre elas antibióticos da classe das tetraciclinas.
3) A suplementos de academia e bebidas alcoólicas não podem ser ingeridos durante o tratamento?
Verdade. Não se deve ingerir suplementos de academia durante o tratamento com isotretinoína, pois em alguns casos o Whey Protein pode piorar a acne. As bebidas alcoólicas são proibidas também, pois podem alterar os exames laboratoriais hepáticos, além de diminuir a ação da medicação.
4) É necessário uso de anticoncepcional ao iniciar o tratamento em mulheres jovens?
Verdade. É obrigatório uso de um método contraceptivo (DIU, anticoncepcional) para início do tratamento, devido aos riscos de má formação fetal.
comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp da clube (14) 99711-2555

Todos os direitos reservados © Clube Regional 2019 - cluberegional@cluberegional.com.br - telefone: (14) 99711-2555