receitas

" />

ingredientes

Massa
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
½ xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de água
3 ½ xícaras (chá cheias) de farinha de trigo (500 g)
1 colher (sobremesa rasa) de sal
½ xícara (chá rasa) de farinha de trigo para polvilhar (60 g)

Recheio
molho de tomate
muçarela
orégano a gosto

modo de preparo
Massa
1°- Em uma tigela, coloque 1 envelope de fermento biológico seco e ½ xícara (chá) de água morna e misture até o fermento dissolver. Adicione 1 xícara (chá) de água e, aos poucos, 3 ½ xícaras (chá cheias) de farinha de trigo alternando com 1 colher (sobremesa rasa) de sal. Vá sovando bem até formar uma massa lisa e homogênea.

2°- Com as mãos, pegue pequenas porções de massa (100 g), faça 8 bolinhas, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume (+/- 40 minutos).

3°- Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a bolinha de massa com ajuda de um rolo, polvilhando farinha de trigo até formar um disco com espessura fina (+/- 20 cm de diâmetro).

Montagem
4°- Unte com azeite o fundo de uma panela de pressão, coloque um disco de massa, espalhe 1 colher (sopa) de molho de tomate de sua preferência, polvilhe muçarela ralada e salpique orégano a gosto. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo médio até chiar. Assim que chiar, desligue o fogo, retire a pressão da panela e sirva a pizza em seguida. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa e cobertura.

Variações de cobertura:
calabresa em rodelas com queijo prato
frango cozido de desfiado com queijo cremoso
presunto picado com azeitonas e ovos cozidos em rodelas
rúcula com muçarela (faça a pizza com queijo muçarela e, depois de tirá-la da panela, acrescente as folhas de rúcula e sirva).

Dica
Use sempre ou molho de tomate ou ketchup. Não coloque tomate em rodelas pois ele umedece a massa e ela não fica cozida.