receitas

Tender caramelado

INGREDIENTES

1 tender semi desossado defumado de aproximadamente 2,5kg
750ml de vinho branco seco (1 garrafa)
1 abacaxi pérola maduro bem grande
330g de melado de cana (1 vidro)

Decoração:
8 cerejas frescas (ou em calda)
Fio de ovos
Palito de dente

MODO DE PREPARO

Normalmente o tender já vem limpo e pronto para usar. No entanto, se a pele estiver muito alta cobrindo boa parte da carne, use uma faca afiada para apará-la. Remova também a gordura branca localizada embaixo dela.
Corte o abacaxi em rodelas. Separe 8 rodelas bem bonitas para decorá-lo, o restante bata no liquidificador com caroço e tudo até virar suco.
Acomode o tender numa assadeira média. Regue-o com o vinho branco e o suco do abacaxi. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 2h. Regue-o a cada 30 minutos, cubra novamente e volte ao forno.
Retire o tender do forno, e, com a ajuda de uma faca, corte levemente a superfície fazendo quadrados de 2,5cm (os cortes devem ter 1cm de profundidade ou menos).
Regue o tender com a calda da assadeira, depois despeje o melado de cana sobre ele. Cubra a superfície com as rodelas de abacaxi, use palitos para fixá-las. Se sobrar rodelas, acomode-as dentro da assadeira para que peguem bem o gosto. Volte ao forno sem papel de alumínio por mais 1h, regando a cada 20 minutos para não ressecar.
Acomode o tender numa travessa, cubra a ponta dos palitos com as cerejas e enfeite as laterais com fio de ovos. Coe o caldo da assadeira e sirva numa molheira a parte.