receitas

Coalhada

Massa
1L de leite
3 colheres (sopa) de coalho (ou 1 pote de iogurte natural desnatado).

Modo de Preparo
coalhada fresca ferva o leite. Depois, desligue o fogo e deixe-o descansar até atingir a temperatura entre 52 e 54ºC. junte o coalho e misture bem (com uma concha vá jogando a mistura de cima para baixo, para aerar bem). Tampe a panela e cubra com um pano, para abafar bem. Deixe-a descansar por cerca de 4 a 6 horas. Em seguida, leve a geladeira por cerca de 3 horas. Sirva com mel, açúcar ou a gosto. Coalhada seca Coloque a coalhada fresca (sem ir á geladeira) dentro de um saco de algodão com tramas bem fechadas (sobre uma bacia). Pendure o saco de uma maneira que o soro possa escorrer (ainda sobre a bacia). Deixe escorrer de um dia para o outro. Após esse tempo, a coalhada estará pronta para ser servida.