05/06/2019

Estudante cria geladeira compartilhada que abastece campus da Unesp de Bauru - SP

#Clube80Anos

Quem é novato e anda pelos corredores da Unesp de Bauru - SP pode até estranhar uma geladeira no meio do caminho. Mas, para quem já estuda no local, sabe que esse eletrodoméstico salva à fome de muitos alunos.

Por meio da economia compartilhada, o local serve para que alunos possam consumir alimentos saudáveis sem o intermédio de um vendedor. Ali é o ponto de encontro entre "consumidor-fornecedor", com base apenas na confiança entre os dois.

A ideia do projeto começou em 2.010, quando o ex aluno de Desing Vitor Marchi Moreno Dias, de 29 anos, começou à realizar o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). A geladeira foi parte prática da pesquisa e está no local desde 2.017. O principal objetivo da pesquisa acadêmica dele foi estudar o conceito de: desing colaborativo, uma área do campo de desing de serviços, com o intuíto de difundir à cultura da economia de forma compartilhada.

Após, à experiência na área, ele resolveu materializar à experiência. O resultado deu origem ao projeto: Geladeira de Frutas, que já funciona há quase uma década dentro do campus da Unesp de Bauru - SP, e já conecta diversos estudantes na base apenas da confiança.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/