16/02/2019

Moradores evacuam áreas próximas a duas barragens da Vale em Nova Lima (MG)

Acontecimento no dia de hoje, (16)

As áreas próximas as barragens B3 e B4 da Vale no distrito de Macacos, em Nova Lima (MG), tiveram de ser evacuadas preventivamente hoje (16), segundo o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. É terceira evacuação da companhia desde o desastre de 25 de janeiro.

Aproximadamente 200 pessoas deixaram suas casas porque a empresa de auditoria responsável se negou a atestar a segurança das barragens. Bombeiros, Defesa Civil e PM já foram acionados e estão com equipes no local. Nova Lima está localizada a cerca de 70 km de Brumadinho.

Em nota, a Vale informou que acionou na noite deste sábado o nível 2 do PAEBM (Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineiração). "A decição é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de analise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa", informou.

Ainda segundo a empresa, o trabalho está sendo conduzido pela Valecom apoio da Defesa Civil e demais órgãos competentes.

"As pessoas evacuadas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário, onde receberão informações adicionais.

Posteriormente , elas serão acomodadas em hotéis da região", disse a companhia. "A Vale dará toda a assistência e apoio necessários até que a situação seja normalizada".

Fonte: https://www.bol.uol.com.br/noticias/2019/02/16/areas-proximas-a-duas-barragens-da-vale-sao-evacuadas-em-nova-lima-mg.htm