28/01/2019

Cirurgia de Bolsonaro para retirada de bolsa de colostomia termina 'sem intercorrências'

Cirurgia para religar intestino foi realizada 'com êxito', segundo o Palácio do Planalto. Médicos decidiram unir a ponta do intestino grosso com o intestino delgado.

A Cirurgia a que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido nesta segunda-feira dia 28/01/2.019 terminou nesta tarde. Em nota enviada nove horas pelo Palácio do Planalto após o início da operação, a cirurgia foi realizada "com êxito". O boletim médico do Hospital Albert Einstein afirmou que a cirurgia teve uma duração total de 7 horas, "sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue".

Ainda segundo o boletim, foi realizada uma "anastomose do íleo com o cólon transverso", que é a união do intestino delgado com o intestino grosso. "No momento, o paciente encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva, clinicamente estável, consciente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, prevensão de infecção e de trombose venosa profunda" diz o boletim médico.

Bolsonaro começou a ser submetido ao procedimento médico às 8h30 desta segunda-feira , segundo afirmou o porta-voz da Presidência, Coronel Rêgo Barros, e durou até às 15h30. A cirurgia era necessária para retirar a bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal.

Segundo o porta-voz da Presidência, "o presidente possuía em razão das outras duas cirurgias uma quantidade muito grande de aderências. E estas aderências exigiram do corpo médico uma verdadeira obra de arte em relação à cirurgia".

O porta-voz explicou que após a cirurgia Bolsonaro segue em jejum, com administração de soro pela veia. A avaliação médica será feita diaramente, sempre pela manhã, para a reintrodução alimentar da forma mais adequada. Nesta terça-feira, o presidente começa o tratamento de fisioterapia com foco respiratório e motor. Vai caminhar dentro do quarto. Diaramente, o cenário será avaliado para novas definições.

A recuperação deve demorar dez dias e Bolsonaro deve ficar 48 horas em repouso absoluto a contar do início da cirurgia e a partir das 9h da manhã desta quarta-feira dia 30/01/2.019 retoma suas atividades despachando de dentro do hospital, segundo Rêgo Barros.

Acompanharam três filhos de Bolsonaro, Carlos, Eduardo e Renan, e a primeira-dama Michelle.

Nos últimos meses, desde que foi atingido por uma faca durante ato de campanha em setembro do ano passado, Bolsonaro focou com uma bolsa de colostomia junto ao corpo. Este é um procedimento que encaminha as fezes e os gases do intestino grosso para uma bolsa fora do corpo, na região abdominal.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/01/28/cirurgia-de-bolsonaro-para-retirada-de-bolsa-de-colostomia-termina-apos-quase-9-horas.ghtml