24/01/2019

TRE inicia biometria em 47 cidades

Os eleitores deverão agendar atendimento do cartório eleitoral do seu município para cadastrar as digitais sob pena de cancelamento do título

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dará início no próximo dia 4 a um novo ciclo de revisão biométrica obrigatório no Estado de São Paulo. Eleitores de 478 municípios, 47 deles na região (veja a listagem completa no site disponível na fonte abaixo), deverão procurar o Cartório Eleitoral de sua cidade para realizar o cadastramento sob pena de terem seu título de eleitor cancelado.

Esta nova etapa da revisão biométrica abrange um eleitorado de 11.685.835 pessoas. Segundo o TRE, é necessário agendar o atendimento para realizar o procedimento. O agendamento pode ser feito no próprio cartório eleitoral ou através do link http://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp

No momento do atendimento, será obrigatório a apresentação de documento pessoal com foto ou certidão de nascimento/casamento e comprovante de endereço. De acordo com a Justiça Eleitoral, a biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade fcde cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e tranferidas para as urnas eletrônicas. No total, 107 cidades paulistas já completaram o cadastramento biométrico obrigatório. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2.022.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Regional/2019/01/tre-inicia-biometria-em-47-cidades.html