08/08/2018

160 anos da Festa de Assunção de Nossa Senhora ao céu

Confira programação completa

No domingo, 5 de agosto, teve início uma das maiores e mais tradicionais manifestações religiosa do interior paulista, a tradicional Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, popularmente conhecida como “Festa de Aparecida de São Manuel”. Realizada no Santuário Nossa Senhora Aparecida localizado no Distrito de Aparecida de São Manuel – SP, as festividades completam 160 anos. Milhares de fiéis são esperados entre os dias 05 e 15 de agosto.

A 20ª edição da Moto Romaria abriu as festividades nesse ano. Os motociclistas seguiram do Santuário Santa Teresinha em São Manuel até o Santuário de Aparecida onde foi celebrada uma Missa Campal e a benção.

Na segunda-feira, 6, teve início a Novena em Honra de Nossa Senhora, que será celebrada até o dia 14 de agosto com Missas às 19h30 no Santuário. A cada dia serão dadas bênçãos especiais aos fiéis. A abertura da Novena contou com a carreata, na segunda-feira, 6 de agosto, levando a réplica da imagem da Padroeira pelas ruas da cidade, saindo da Igreja Matriz de São Manuel e passando pelos bairros até chegar ao Santuário

O domingo, 12 de agosto, será marcado pela tradicional romaria a pé das famílias, com a saída prevista para às 6h da Igreja Matriz de São Manuel e da Igreja Matriz Nossa Senhora Consolata, seguindo rumo ao Santuário com a acolhida e celebração da Missa campal em ação de graças pelo dia dos pais. Na sequência o Santuário acolhe a  6ª edição da Bike Romaria, que a cada ano tem atraído centenas de ciclistas de toda a região. A saída será às 08h, do Santuário Santa Terezinha em São Manuel com um trajeto de 13Km chegando em Aparecida por volta das 10h30 quando será celebrada a Missa campal.

A tradicional feira comercial que atrai centenas de barracas de alimentos, brinquedos e materiais diversos estará funcionando entre os dias 11 e 15 de agosto ao redor da Praça do Santuário. Algumas barracas já estarão funcionando a partir do domingo (05).

Na quarta-feira, 15 de agosto, dia em que se comemora a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, são esperados milhares de fiéis ao longo de todo o dia. Serão celebradas Missas de hora em hora no interior do Santuário, às 05h, 06h, 07h, 08h e 09h. As 10h acontece a Missa campal em ação de graças pelos colaboradores e voluntários. E às 17h acontece a maior concentração de romeiros e devotos de Nossa Senhora, com a celebração da Missa campal e seguida a tradicional procissão levando a imagem da Padroeira pelas ruas de Aparecida de São Manuel.

No dia 15, a partir das 05h será servido Café da Manhã no Salão Paroquial, às 11h30 o Almoço da Padroeira e às 14h o tradicional Leilão de Prendas no Coreto da Praça do Santuário. Toda a renda é revertida para as obras de manutenção do Santuário. A Festa desse ano tem como tema o Ano do Laicato e comemora os 160 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida e da fundação do Distrito de Aparecida de São Manuel.