Apadrinhamento 07/09/2017

São Manuel recebe programa de Apadrinhamento Afetivo

A Comarca de São Manuel lançou, na sexta-feira, 25/08, o programa de “Apadrinhamento Afetivo”. A iniciativa busca garantir o direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes a partir de 7 anos de idade que se encontram nos abrigos do município e da região, com remotas perspectivas de adoção ou retorno à família biológica.

No programa, os jovens acolhidos têm a possibilidade de criar laços com pessoas interessadas em ser um padrinho/madrinha, voluntários que se dispõem a manter contato direto com o “afilhado”, podendo sair para atividades fora do abrigo, como passeios, festas de Natal, Páscoa etc. Dessa forma, são vivenciadas experiências que auxiliam no processo de valorização da autoestima.

Há, ainda, a possibilidade dos apadrinhamentos Financeiro e Profissional, destinados a apoiar projetos, cursos técnicos, de idiomas entre outros, sem necessariamente criar vínculos afetivos com os menores, para aqueles que não têm tempo disponível, mas que gostariam de participar do projeto de alguma forma.

A juíza da 2ª Vara de São Manuel e idealizadora do programa no município, Dra. Érica Regina Figueiredo, explicou o funcionamento do Apadrinhamento Afetivo. Também pediu aos presentes que sejam “agentes multiplicadores” da iniciativa. “Nossa ideia é fazer com que o projeto alcance o maior número de pessoas, despertando o interesse dos munícipes”, disse.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de São Manuel, Dra. Vivian Correa de Castro Pompermayer Ayres, também ressaltou a importância da participação da comunidade. “Divulguem, contem para os amigos, vizinhos, para que venham conhecer o projeto. É uma experiência enriquecedora não só para as crianças, mas também para quem se torna um padrinho ou madrinha.”

O evento teve a participação especial do grupo de canto do Projeto SambaVida, sob a coordenação do professor Douglas Monteiro, que encantou os presentes.