Cidade 17/05/2017

Verba de Milton Monti ilumina campo do Poliesportivo

Melhoria será muito bem aceita por aqueles que praticam esportes

Muito utilizado pelos são-manuelenses desde sua construção em 1986, o campo de futebol do Complexo Poliesportivo apresenta uma limitação em sua utilização por conta da falta de iluminação. A luz solar condiciona o término dos jogos que, principalmente nos finais de semana, são realizados com frequência. Pensando nessa problemática e à pedido do então Prefeito Marcos Monti, o Deputado

Federal Milton Monti destinou, via Orçamento Geral da União, R$ 300 mil para que São Manuel pudesse iluminar dois campos da cidade: o do Poliesportivo e o “Icho Blanco” nas Cohab I e II.

Desde o dia 03 de maio, funcionários da Prefeitura de São Manuel estão realizando a iluminação do campo do Poli, para melhor atender os atletas do município e da região. A previsão é de que o gramado seja entregue iluminado aos munícipes até o final do mês de maio.

Na quinta-feira, dia 04, uma equipe da Diretoria de Obras preparou as valas para que os canos de energia elétrica sejam passados abaixo do solo. Trator e caminhão foram utilizados para a abertura das valas, que já estão feitas em todo o entorno do campo.

Em breve poderemos acompanhar competições noturnas no local.

Já a iluminação do Campo de Futebol “Icho Blanco” nas Cohab I e II foi inaugurada no dia 10 de junho de 2016, durante as festividades dos 146 anos de nossa cidade.

Poliesportivo

O Conjunto Poliesportivo de São Manuel ocupou um espaço na cidade que, durante muitos anos, permaneceu dividindo-a em duas partes. Era o chamado Corte da Sorocabana, depois, com a mudança da denominação da ferrovia, Corte da Fepasa. Um local cheio de lixo, muito mato, até animais mortos ali jogados por populares menos afeitos à preservação do meio ambiente.

Em meados da década de 1950, a então Estrada de Ferro Sorocabana pretendeu modificar o trajeto da sua linha férrea do ramal Botucatu-Bauru, no trecho que passa aqui por nossa cidade. A ideia era fazer com que os trilhos fossem retirados da parte central e levados para um setor ainda não totalmente habitado.

O projeto chegou a sair do papel, fizeram-se inúmeras terraplanagens, cortaram-se os morros, moveram-se toneladas de terra e o trecho ficou nivelado. Mas a cidade cresceu justamente naquela direção e o “Corte” virou uma espécie de divisória entre a cidade mais antiga e a cidade que crescia. O local permaneceu vazio, inútil, durante anos.

Somente em 1986, o então prefeito Milton Monti, hoje Deputado Federal, teve a visão e a coragem de construir no local um moderno Conjunto Poliesportivo. Com pista de atletismo completa, campo de futebol, três quadras poliesportivas, piscina aquecida e um ginásio de esportes coberto com capacidade para perto de 5.000 pessoas, o conjunto deu ao município uma infraestrutura espetacular no terreno dos esportes.

Já naquele mesmo ano – 1986 – São Manuel sediava os Jogos Regionais, fazendo do Conjunto Poliesportivo o centro das atenções dos moradores da cidade e de visitantes de outras regiões que para cá vieram acompanhar aquela jornada que reuniu milhares de atletas. Seguiram-se outros encontros esportivos, com a realização dos Jogos Regionais também em 1988 e em 1990. Antes disso, apenas nos anos 50, e em 1962, São Manuel tinha sediado essa grandiosa competição esportiva. Depois, outras competições desse nível também aconteceram em nossa cidade.

Nosso extraordinário Conjunto Poliesportivo, considerado por muitos como o cartão postal mais significativo da cidade, é dotado de equipamentos que permitem aos jovens a prática de esportes os mais variados, além de ter o seu entorno convertido em pista de caminhadas e corridas.

Durante o mandato do Prefeito Marcos Monti o Conjunto Poliesportivo Ayrton Senna começou a passar por um processo completo e complexo de revitalização, diante dos anos de abandono pelo qual foi submetido. Algumas obras: construção de novas guias na pista de atletismo, instalação de bebedouros, início de melhorias nas bases dos alambrados, etc.

O Conjunto Poliesportivo é um patrimônio valiosíssimo dos são-manuelenses. É preciso sempre cuidar das coisas que temos aqui, não apenas para satisfazer os habitantes de hoje, mas também para atender os que habitarão esta terra no futuro.