21/01/2017

Educação indica passo a passo de como solicitar documentos e certificados na rede estadual

Certificado de conclusão, histórico escolar, declaração de matrícula são emitidos pelas secretarias das escolas ou Diretoria de Ensino da região de Sorocaba

Em 2016, mais de 62,7 mil alunos concluíram o Ensino Fundamental e Médio na rede estadual na região de Sorocaba. Para esses estudantes, três documentos são essenciais para quem vai ingressar em curso de nível superior, mudar de escola ou participar de seleção de emprego. Para não perder os prazos, a orientação da Secretaria da Educação é solicitar o quanto antes os registros nas escolas ou Diretorias de Ensino da região. Veja como e para que servem:

Declaração

É o documento que atesta o resultado final obtido pelo aluno (aprovado ou reprovado) no ano letivo. Serve para efetuar a matrícula enquanto aguarda a emissão do histórico escolar. Também é válido para aqueles que procuram emprego ou estágio e precisam comprovar o horário de estudo. O documento deve ser solicitado na própria escola.

Histórico escolar

O material é responsável por detalhar toda a trajetória acadêmica do aluno. Pode ser solicitado a partir da conclusão do curso. Nas transferências para outra rede de ensino, o documento também é indispensável para garantir a continuidade do estudo no ciclo correto. O pedido deve ser feito na unidade onde está matriculado. Em caso de escolas que não funcionam mais, o interessado deve se dirigir à Diretoria de Ensino.

Certificado

Podem dar entrada da 1ª via, os alunos concludentes do Ensino Fundamental e Médio nas modalidades regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). O documento é obrigatório para quem ingressa em universidades – no Brasil e em outros países. O certificado também é exigido em concursos públicos e como atestado de escolaridade em seleção de empregos.

Volta às aulas

Quem ainda não concluiu a educação básica e vai continuar na rede, fique atento ao calendário 2017. Neste ano, as atividades terão início no dia 2 de fevereiro. A data é a mesma em todas as 5 mil unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo