Educação 09/09/2016

Ensino Municipal tem nota acima da Média Nacional

Avaliação refere-se ao ano de 2015 e foi conquistada com capacitação dos professores e gestores, apostilas de qualidade, aulas de inglês, salas de recursos e aulas de informática em novos laboratórios

O Ministério da Educação divulgou ontem, quinta-feira, 08, os números do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2015. Este índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino em cada cidade.A educação municipal de São Manuel superou as projeções estabelecidas pelo MEC para o ano de 2015, quando já tinha à frente o Prefeito Marcos Monti.
Os resultados são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental (antiga 4ª série) que participaram da Prova Brasil/Saeb e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar. Dessa forma, cada cidade tem seu próprio Ideb e metas estabelecidas ao longo do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola).
O município de São Manuel atingiu a nota 6.1 no Ideb de 2015, ficando acima da meta projeta pelo MEC que era de 5.9. Diferentemente do ano de 2013, onde a nota foi de 5.5 não atingindo a meta projetada que era de 5.7 em avaliação que analisou os alunos que ingressaram na escola no ano de 2009, durante a administração do Prefeito Baroni/Virsão.
Através dessa avaliação, é possível verificar que o investimento feito pela atual administração na área da educação, acima dos 25% exigidos por lei, está apresentando resultados positivos para os alunos da rede municipal de ensino. Entre os investimentos feitos destaque para o sistema de ensino apostilado da FTD e as capacitações de professores (PNAIC e Ler e Escrever). Destaque também para o atendimento multidisciplinar para os alunos com dificuldades de aprendizagem.
Segundo o Diretor Municipal da Educação, Professor Luciano Rogério Destro Giacóia, “o processo educacional é lento e contínuo, sendo assim o resultado obtido deve-se ao investimento e apoio da atual administração na educação do nosso município e também ao excelente trabalho de toda equipe gestora da Diretoria Municipal e Escolas, Professores, funcionários, pais e alunos”.
Vale destacar, ainda, que a média obtida pelas escolas municipais são-manuelenses também ficou acima da média Nacional, que foi de 5,3.
As escolas que fazem parte da rede municipal de ensino e que foram avaliadas são: EMEFs Dr. Augusto Reis, Milton Monti e Zigomar Augusto e as EMEFEIs Professor Geraldo Pascon, Hélio da Silva, Ida Innocenti Luizetto e Professor Walter Carrer.