Saúde 29/08/2016

São Manuel pode ter mais de 478 mil atendimentos na saúde em 2016

Somente no primeiro quadrimestre deste ano foram cerca de 159 mil.

Em julho a Diretoria de Saúde do Município apresentou durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, o balanço dos serviços prestados durante o primeiro quadrimestre de 2016. A lei exige que sejam investidos 15% da arrecadação do município em saúde, no entanto em São Manuel a Prefeitura investe o dobro, 30% da arrecadação.

Para se ter uma ideia, foram mais de 159 mil ações somente entre os meses de janeiro a abril. Somente os procedimentos médicos e odontológicos nas unidades básicas de saúde chegou a 31.367 atendimentos.

As consultas médicas efetuadas nas Unidades de Atenção Básica também apresentam números relevantes. Foram 10.959 consultas convencionais e 4.432 consultas médicas especializadas.

Os Postos de Saúde foram responsáveis por 523 exames de Papanicolau e 152 solicitações de mamografias.

Em 2016

Se fizermos uma projeção anual, a saúde de São Manuel registrará em 2016 cerca de 478 mil atendimentos nas unidades de saúde e no Hospital. São consultas de rotina, especializadas, odontológicas, procedimentos hospitalares, visitas domiciliares, exames laboratoriais, entre outros.

As sete Unidades de Saúde do município: “Dr. Manuel de Araujo Selzener”, da Vila Rica; “Madre Cirema do Carmo”, da Vila São Geraldo, “Dr. Raphael Lhamas Franco” do CDHU 1, “Deputado Geraldo Pereira de Barros” da região Central, “Padre Antônio Putton” das Cohabs 1 e 2, “Dr. Abraão Nicolau Salum” da Santa Mônica e “Paulo Justo” do Distrito de Aparecida, devem realizar juntas 94.101 procedimentos médicos e 3.720 atendimentos no consultório de prótese.

A equipe do Controle de Endemias deve realizar 63.405 inspeções e a Vigilância Sanitária deve fazer 2.145 visitas. A equipe de Saúde também realizará 78.564 exames laboratoriais e 37.692 visitas domiciliares.

Serão, em 2016, mais de 152 mil procedimentos hospitalares no município. O Pronto Socorro do Hospital Casa Pia São Vicente de Paulo deve realizar 62.568 consultas e contar, também, com 1.148 internações e 88.458 atendimentos em geral.

A Audiência Pública, que foi aberta a toda a comunidade e sociedade em geral, é uma forma de mostrar transparência nos serviços realizados e oferecidos pelo poder público municipal.