Regional 26/08/2016

Em um ano 2,1 mil pessoas foram demitidas em Botucatu

Setor que mais demitiu foi a indústria, seguido de comércio e construção civil

O Jornal Leia Notícias noticiou que a cidade de Botucatu, 25 KM de São Manuel, está sofrendo com o aumento no número de demissões. Em um ano, sendo levados em conta os setores (Indústria, Comércio, Construção Civil e Agricultura), Botucatu contabiliza 2137 demissões, de acordo com dados levantados através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e encaminhados para a reportagem pela Secretaria Municipal de Comércio e Serviços.

Na cidade, o setor que mais demitiu entre abril de 2015 e abril de 2016 foi a Indústria. Há um ano eram 11748 pessoas trabalhando nas Indústrias de Botucatu, hoje são 10266. Foram perdidas 1482 vagas formais de trabalho, uma redução de 12,61%. No mesmo período o Comércio demitiu 326 pessoas, a Construção Civil dispensou 123 e a Agricultura 206.

A situação preocupa, pois não há garantia de que esse quadro mude. Se for levado em conta apenas o ano de 2016, o cenário é ainda pior. Entre Janeiro e Abril houve uma redução de 1064 postos de trabalho em Botucatu.