Regional 19/08/2016

Embraer de Botucatu fará demissões

Plano de Demissão Voluntária será aberto no dia 23.

A Embraer de Botucatu anunciou na quarta-feira, 17 os critérios do seu Plano de Demissão Voluntária (PDV). A iniciativa foi informada pela empresa durante a última semana e é parte de uma série de medidas de redução de custos tomada pela indústria.

O PDV será aberto a partir do dia 23 e todos os empregados que aderirem ao plano, serão desligados até a primeira semana de outubro deste ano. Caso não haja a adesão necessária para a empresa, a mesma terá que fazer os cortes.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, em entrevista para o Jornal botucatuense Diário da Serra, Miguel Silva, o sindicato não vai apoiar o programa, pois este não é vantajoso para os trabalhadores. “Para o trabalhador não é bom. Eles oferecem benefícios por ano de serviço, o que vai beneficiar os funcionários que tem bastante tempo na casa, geralmente as empresas oferecem um salário nominal por ano trabalhado”, afirma Miguel.

O advogado do Sindicato, Zamir Zacarias comenta que em um primeiro momento o plano pode parecer vantajoso, mas analisando a fundo não é. Ele destaca ainda que o PDV não pode ser vantajoso pela atual situação econômica do Brasil. “O mercado não oferece condições para que esse trabalhador encontre um novo emprego”, reitera Zamir.

Zamir ainda salienta que o sindicato teme que caso não haja a adesão necessária do plano, a empresa faça muitos cortes. “Caso não haja o número esperado de adesões ao PDV, temos receio de que isso possa desencadear uma demissão em massa, com a qual nós não vamos concordar”.

A empresa não informou o número de demissões que serão feitas através do PDV, porém todos os funcionários já foram informados das condições do Plano de Demissão Voluntária.