Regional 16/08/2016

Índice de suicídios em Botucatu está acima da média nacional

Segundo psiquiatra, o índice aumentou após 2009

O índice anual de suicídio em Botucatu está acima da média nacional. Se considerados os dois últimos anos, a cidade apresenta uma média de 11,5 suicídios por ano. A média no Brasil é de 6 a 7 casos para cada 100 mil pessoas.

Segundo o psiquiatra Dr. José Manoel Bertolote, o índice aumentou após 2009, quando a média era de 6 a 7 casos por ano. No ano de 2010 este número chegou ao ápice, registrando mais de 20 casos.

Com base nas análises feitas pode-se constatar que a maior incidência foi entre pessoas com idade entre 30 e 39 anos (6 casos), depois de 20 a 29 anos (3 casos), com idade entre 40 e 49 anos (1 caso) e entre 15 e 19 anos (1 caso). Os números de 2016 ainda não foram contabilizados. Os estudos também mostraram que a maior parte das pessoas que cometeram suicídio sofria de algum tipo de distúrbios psicológico.

Hoje o número de casos oscila entre 10 a 11 por ano, índice que ainda é considerado muito alto, por ser quase o dobro da média nacional e muito próximo da média mundial que apresenta 12 a 13 suicídios a cada 100 mil pessoas.