Geral 11/07/2016

Tendência em São Paulo, "Barbearias Retrôs” chegam à São Manuel

Com estilo inspirado nas décadas de 1950 e 1960, salões tornam-se novos pontos de encontro para homens.

Scarparo Garage Barbearia

Inspiradas na decoração das décadas de 1950 e 1960, as Barbearias Retrôs têm se tornado muito populares no estado de São Paulo. Com mobiliário clássico, quadros com imagens de pin-ups, veículos e ícones da música, mesas de jogos e bares, e, às vezes, até mesmo lembrando garagens de oficina. Estes ambientes vêm apresentando um novo sentido para o serviço.
Tendência na cidade de São Paulo, a moda chegou aqui. Em São Manuel salões estão aderindo a este estilo, buscando resgatar o conceito original de barbearia, que é ser um ponto de encontro entre amigos e clientes para um bom bate papo, além é claro de cuidar visual.
Uma das mais tradicionais da cidade, a barbearia Joaquim e Marcílio, foi uma das que aderiu à decoração. Na verdade a barbearia “voltou às raízes”, disse seu Joaquim, barbeiro experiente com mais de 50 anos de profissão. Ele abriu seu estabelecimento no ano de 1965 e permaneceu por 28 anos no primeiro endereço, até se mudar para a Rua Epitácio Pessoa, esquina com a Duque de Caxias, onde esteve por mais 23 anos. Durante esse tempo passou seus ensinamentos a filhos e neto.
Nesta semana Joaquim inaugurou seu novo endereço, no mesmo cruzamento, segundo ele, só mudou de esquina. Agora divide o salão com um dos filhos, Marcílio, que emocionado, revela que as cadeiras de barbeiro que eles utilizam, continuam sendo as mesmas do primeiro salão. “Vimos que a gente precisava modernizar nosso salão para não ficar para trás”, comenta Marcílio. “O engraçado é que a tendência de uma barbearia moderna é ser retrô e isso foi fácil para nós, já que foi só relembrar como era no tempo que meu pai começou”. A decoração da barbearia Joaquim e Filho segue um estilo mais clássico do retrô.
Ainda na Rua Duque de Caxias, próximo ao Santuário de Santa Teresinha, encontramos a Barber Shop, pertencente à Luciano Rodrigues Elias da Silva, que também montou seu salão retrô. Há 17 anos na profissão e quatro meses com seu novo salão, Luciano aprendeu a arte da barbearia em família, já que é neto de seu Joaquim.
“Aprendi o que sei com meu avô e hoje tenho o meu próprio salão”, relata ele, dizendo ainda que não decorou o estabelecimento totalmente retrô, pois vê que o estilo acaba sendo mais voltado para o público masculino. “Trabalho também com corte infantil e geralmente são as mães que trazem seus filhos e acredito que assim elas se sintam mais a vontade”.
Outro salão, a Scarparo Garage Barbearia, que fica na Avenida José Horácio Mellão, em frente ao conjunto Poliesportivo abre suas portas ao público amanhã, sábado 09. Seu proprietário, Lucas Scarparo, diz que há cerca de dois anos está se preparando para iniciar seu empreendimento. “Comecei a cortar cabelo por hobby e fui me apaixonando pela profissão. A ideia do salão veio ao ver o crescimento na Europa desse estilo, que mistura barbearias britânicas com os tradicionais ‘american bar’”, diz ele, e completa, “o que também está impulsionando esse tipo de decoração, é a moda lumberjack (lenhador em inglês) de corte de cabelo no estilo anos 50 com a barba comprida”.
O salão de Lucas possui também uma mesa de sinuca, mesa para carteado e um bar, para deleite de seus clientes. “A ideia não é só a barbearia, mas também um ponto de encontro de amigos, meio que um ‘clube do Bolinha’”.
Seu cunhado, Anderson Tadeu Ribeiro, aluga o espaço do bar e assim como Scarparo, também acredita que São Manuel tem potencial e público para um comércio desse tipo “e ainda sobram muitos clientes para os salões tradicionais”, completa o barbeiro.
Outro que aderiu ao estilo retrô foi o cabeleireiro Eduardo Celestino, que tem seu salão na rua Enéias Cintra da Silveira, próximo ao poli, e montou um espaço decorado com móveis e objetos de época.

A barbearia do seu Joaquim na ativa a mais de 50 anos

Joaquim na cadeira do filho: profissão passando por gerações

Luciano aprendeu com o avô e hoje possui seu próprio salão

Bar, mesas de jogos, decoração retrô da Scarparo Garage Barbearia