Regional 06/06/2016

Botucatu registra um estupro por semana

Segundo a polícia, a maioria dos casos ocorrem dentro de casa.

O Jornal "Diário da Serra" de Botucatu, no dia 1 de junho, divulgou que a cidade de Botucatu registrou nos quatro primeiros meses, deste ano, 16 estupros, ou seja, uma média de quatro casos aos mês e um crime desse tipo na semana, também como média.

Segundo a polícia, na maioria dos casos, eles ocorrem dentro de casa, onde o autor está dentro da própria família ou é um vizinho.

Mas a cidade também registra casos que ganham grande proporção, como o da estudante que foi estuprada quando caminhava na fazenda Lageado, dentro da Unesp; e o outro onde uma moça foi abordada ao lado do Hospital Sorocabano e foi violentada em uma estrada de terra próxima ao Setor Norte da Cidade.

Mas o Jornal aponta que geralmente o problema está dentro de casa, ou na casa do vizinho, como foi relatado em uma denúncia contra um cadeirante, residente na Cohab 5 da cidade, que foi acusado e condenado por estupro por abusar sexualmente de crianças que moravam na casa dele.

"Dados oficiais mostram que no ano passado tivemos quase 50 mil estupros. É um estupro a cada 11 minutos. Nós todas temos medo de sair às ruas mais tarde , até de pega transporte coletivo, ou seja, nós vivemos sempre em estado de alerta", disse Batriz Stamato, uma das organizadoras da "Vigília em Botucatu Contra o Estupro", evento que reuniu botucatuenses na Praça Rubião Jr, para chamar a atenção da população ao problema.