Política 10/05/2016

Prefeito de São Manuel representa sudeste do país na 19ª Marcha dos Prefeitos

Evento na capital federal reúne mais de 4 mil prefeitos de todo o Brasil

O Prefeito de São Manuel, Marcos Monti, participou nesta terça-feira, 10 de maio, da cerimônia de abertura da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ele representou o Estado de São Paulo e os demais estados da região sudeste do País. Em suas considerações iniciais, ele fez uma observação ao plenário cheio, afirmando que a grande  presença das autoridades federais, estaduais e municipais na ocasião deve-se ao trabalho correto em defesa das causas municipais realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na figura presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.

Falando em nome do estado de São Paulo (SP) e de toda a região Sudeste, Marcos Monti explicou que a difícil situação instalada no País por conta da instabilidade nos cenários político e econômico não é diferente em sua região. “As pessoas acreditam que quem está no estado de São Paulo atravessa a crise de forma mais fácil. Isso não é verdade. Se nós temos uma crise financeira e econômica instalada, talvez São Paulo sinta ainda mais por conta da concentração de indústrias no estado”, explicou.

Marcos Monti disse estar acompanhando de perto os desdobramentos da crise e que o Brasil já sofre com três anos de economia recessiva. “Isso judia muito e por isso estamos aqui na Marcha. No meu Município, São Manuel (SP), nos três primeiros meses de 2016, comparados ao mesmo período do ano passado, tivemos menos 10% nominal de arrecadação. Se considerarmos a inflação, passa de 20%. Temos sofrido na carne tudo o que essa situação econômica adversa nos impôs”, relata.

Para o representante da região Sudeste esse é um momento de unidade municipalista, com o objetivo de que todo esse cenário crítico seja revertido. “A crise economica gera desemprego e menos dinheiro em caixa das prefeituras, do estado e da União. E se temos desemprego, aquele que tinha um filho em escola particular, acaba trocando pelo ensino público, ou aquele que tinha convênio médico particular, também acaba dependendo da saúde pública. Como se não bastasse ainda temos a espada da Lei de Responsabilidade Fiscal em nossas cabeças”, disse.

No final de sua explanação, Marcos Monti disse acreditar em mudanças no Governo Federal e ratificou sua satisfação em ver o plenário cheio e a união do movimento municipalista.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios