Educação 10/05/2016

Alunos da rede municipal participam da Provinha Brasil

Avaliação mediu conhecimento nas áreas de Português e Matemática

Na última semana os alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram da Provinha Brasil. A avaliação mediu o conhecimento nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

A prova é um instrumento para a Avaliação da Alfabetização Infantil realizada em nível federal para os municípios que fizeram adesão à sua aplicação. Ela é composta por testes de leitura e cálculos matemáticos, por isso sua aplicação acontece em dois dias, um para cada área, o que permite a professores e gestores avaliarem a aprendizagem dos alunos.

O diagnóstico serve para auxiliar no monitoramento e na implantação de estratégias para as práticas pedagógicas, replanejamento e estabelecimento de metas que visem à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

“Com a aplicação da Provinha Brasil é possível identificar o nível de alfabetização e conhecimentos matemáticos dos alunos ainda no início do Ensino Fundamental, permitindo um diagnóstico precoce, o que possibilita que as intervenções escolares aconteçam de forma pontual”, comenta o Diretor Municipal de Educação, Professor Luciano Giacóia.