Regional 08/04/2016

Mais um Pronto Socorro pode fechar na região

Sem acordo entre prefeituras de B. Bonita, Igaraçu e Hospital São José, PS pode suspender atendimento

Jornal da Cidade de Bauru

O Jornal da Cidade de Bauru divulgou que durante reunião na noite da última quarta-feira (6), representantes do Hospital e Maternidade São José e das prefeituras de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê não chegaram a consenso sobre os valores a serem pagos para a manutenção do Pronto-Socorro (PS). Sem acordo, o hospital voltou a anunciar que os serviços de urgência e emergência serão interrompidos a partir do dia 14.

Conforme já divulgado pelo JC, para renovar o contrato, o São José quer que as prefeituras de Igaraçu do Tietê e Barra Bonita repassem à entidade, respectivamente, valores mensais de R$ 192 mil e R$ 356,6 mil. Hoje, os dois municípios pagam por mês R$ 110.500,00 e R$ 250 mil para garantir o funcionamento do PS.

A reportagem do Jornal apurou que Igaraçu, que inicialmente ofereceu R$ 125 mil ao hospital, teria concordado em pagar valor próximo ao pedido pelo São José. Já Barra Bonita aceita reajustar o valor do contrato em 12%, chegando a R$ 280 mil. Sem acordo, o hospital decidiu manter o posicionamento de não renovar o convênio.

Em ofício encaminhado recentemente à Câmara, o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Antônio Morsoletto Neto, explicou que, a partir de 14 de abril, o hospital passará a manter apenas o serviço de internação de pacientes.

Em nota, a prefeitura de Barra Bonita declarou que fez todos os esforços para viabilizar o acordo. “Até o momento, não fomos notificados da decisão do hospital. Vamos aguardar a notificação e nos pronunciaremos no momento devido. Podemos adiantar que nenhum cidadão ficará desassistido na área da Saúde”, informa. Em entrevista recente, o secretário de Saúde de Igaraçu do Tietê, Marcelo José Olivato, disse que, se não houver acordo entre as partes, o município irá procurar uma alternativa para que a assistência à população não seja prejudicada.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru