Regional 31/03/2016

PS de Barra Bonita pode fechar as portas no dia 14

Hospital e Maternidade São José anunciou que contrato não será renovado porque valores repassados por Barra e Igaraçu seriam insuficientes

Foto: "Jornal da Cidade" de Bauru

O "Jornal da Cidade" de Bauru noticiou, nesta quinta-feira, 31, que o contrato assinado entre o Hospital e Maternidade São José e as prefeituras de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê para a manutenção do Pronto-Socorro (PS) nas dependências da entidade pode não ser renovado. Sob a justificativa de que os recursos repassados pelas duas cidades são insuficientes, o hospital de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru) anunciou que deixará de prestar atendimento de urgência e emergência a partir de 14 de abril. Os dois municípios alegam que ainda estão em negociação com a direção da entidade.

A Câmara de Barra Bonita foi comunicada sobre a decisão da Associação do Hospital e Maternidade São José na sessão da última segunda-feira (28). Em ofício entregue ao presidente da Casa, Niles Zambelo Junior, o presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Morsoletto Neto, explicou que, a partir de 14 de abril, o hospital passará a manter apenas o serviço de internação de pacientes.

Segundo a entidade, a prefeitura de Igaraçu do Tietê, que hoje repassa R$ 110.500,00 por mês para o PS, teria concordado em aumentar esse valor para R$ 125 mil. Para garantir a prestação do serviço, porém, o São José pede R$ 192 mil. Já a prefeitura de Barra Bonita, que repassa R$ 250 mil, teria aceitado pagar R$ 275 mil, valor bem abaixo dos R$ 356,6 mil solicitados pelo hospital.

“Tal situação não é de hoje, vem se arrastando com ambos os municípios fornecendo valores ínfimos e utilizando todos os serviços prestados às custas da oneração do patrimônio da nossa entidade, que acaba por dever a fornecedores, médicos, impostos e contribuições retidos sem recolhimento, com possibilidade de encerramento de todas as atividades em tempo próximo”, cita trecho do ofício.

Negociações

O secretário de Saúde de Igaraçu do Tietê, Marcelo José Olivato, informou nessa quarta-feira (30) que a prefeitura ainda está em processo de negociação com o Hospital São José. “Nós acreditamos que tudo isso ainda vai ser resolvido da melhor forma”, afirma.

“Se, em último caso, isso não se concretizar, nós estaremos procurando uma alternativa para que a assistência à população não seja prejudicada, uma vez que a responsabilidade dos atendimentos de urgência e emergência é de cada município”.

O secretário de Saúde ressaltou ainda que, nos últimos quatro anos, o município vem reajustando anualmente o valor do repasse para manter o atendimento do PS e que todos os pagamentos são feitos em dia.

Posse do novo presidente

A Prefeitura de Barra Bonita está aguardando a posse do novo presidente do hospital para continuar as negociações. “A população de Barra Bonita não ficará desassistida na área da saúde”, declara. O município conta que repassa R$ 3 milhões por ano para o PS e que ofereceu reajuste de 12%, com base no IGP-M. Ainda segundo a prefeitura, o Hospital São José recebe por ano do Executivo, a título de subvenção, R$ 1.053.990,00, e, neste exercício, deverá receber cerca de R$ 2,4 milhões de verba do SUS.

Fonte: "Jornal da Cidade" de Bauru