Cultura 31/03/2016

Exposição fotográfica vai até sábado

Museu Municipal recebe amostras “25 anos de arte” e “Devoção”

Quem gosta de fotografia têm até sábado para prestigiar as amostras fotográficas “25 anos de Arte”, da fotógrafa e advogada Marilda Passos e “Devoção” da fotógrafa paulistana Isabela Senatore.

Os trabalhos estão expostos no Museu Municipal, situado na Rua Gomes de Faria, nº 348, na região Central da cidade.

Exposições

A exposição “25 anos de Arte”, de Marilda Passos é inspirada em acontecimentos cotidianos que passam despercebidos pelas pessoas, devido suas rotinas agitadas. As obras são resultado de profundas observações de locais onde a artista morou. Destaque para cenários de Goiânia, São Paulo e litoral paulista.

Já “Devoção” é um conjunto de fotografias documentais de patrimônio cultural de festas religiosas populares. As imagens foram obtidas em sete estados Brasileiros. Por 14 anos Isabela Senatore capturou imagens que revelam a devoção coletiva e individual passando pela cabeça, mãos, joelhos e pés.

TRAJETÓRIA

Marilda Passos iniciou sua carreira na adolescência, quando recebeu influências de Ana Maria Pacheco, sua vizinha, escultora que atualmente reside em Londres. Neste percurso, apesar de grande afinidade com as artes, Marilda acabou por diplomar-se em Direito.

Entretanto, o distanciamento durou pouco e, em 1989, seu talento foi reconhecido por um salão de artes. Desde então ela não largou sua paixão, dedicando-se à pintura, desenho, escultura e gravura, sempre com olhar especial para os ambientes das cidades, mas sem deixar de lado referências do mar, que ficaram em sua memória já que a artista morou no litoral por alguns anos.

Isabela Senatore é natural de Campinas. Graduada em fotografia pelo Art Institute of Boston, E.U.A, a artista, participou de pesquisas para revistas como Magnum Photos e New York City.

Acompanhada da fotógrafa americana Jane Tuckerman no período de 2001 a 2013, a fotógrafa documentou rituais e festividades religiosas no México, Índia e Brasil.

Atualmente Isabela trabalha na área publicitária atendendo empresas.

“MARILDA PASSOS – 25 ANOS DE ARTE” e “DEVOÇÃO”

Data: 25 de março a 03 de abril de 2016.

Local: Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manoel da Nóbrega”

Endereço: Rua Gomes de Faria, nº 348 – Centro – São Manuel – SP

Horário: Segundas-feiras das 13h às 17h, terças às sextas-feiras das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 12h.