Indústria e Comércio 18/03/2016

Na contramão da crise: Em Três anos 1.022 empresas MEIS foram criadas em São Manuel

Parceria entre Prefeitura e SEBRAE impulsiona MEIs – Microempreendedor Individual e empreendedorismo no município.

São Manuel registrou nos três últimos anos a abertura de 1.022 novas empresas MEIs – Microempreendedor Individual. Este avanço está diretamente relacionado à política empreendedora criada pelo Prefeito Marcos Monti desde que assumiu a Prefeitura de São Manuel em janeiro de 2013.

A parceria estreita com o SEBRAE, a instalação do Banco do Povo, que oferece empréstimos com a menor taxa de juros do mercado, a criação da Sala do Empreendedor, que dá suporte para aqueles que buscam abrir o próprio negócio, e a reestruturação do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), foram ações fundamentais para que o município alcançasse este índice em tão pouco tempo.

Para se ter uma ideia da importância do trabalho realizado em São Manuel, hoje no Brasil as MEIS são responsáveis pela geração de 52% da mão de obra existente no mercado. Ao todo são mais de 5 milhões unidades abertas no País.

Ao abrir uma MEI, e sair da informalidade, o trabalhador adquire benefícios como cobertura previdenciária, menor custo com funcionários, acesso a serviços bancários, inclusive crédito, menos tributos, possibilidade de vender para o Poder Público, apoio técnico do SEBRAE, segurança jurídica etc.

O trabalho realizado em São Manuel é referência em toda a região, prova disso é que na semana passada o Prefeito Marcos Monti recebeu em seu gabinete o Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE SP, Nelson Costa, que veio acompanhado da Gerente Regional do SEBRAE de Botucatu, Silva Alzira Furio e toda sua equipe. Na oportunidade eles informaram que o município foi escolhido para uma nova fase de parcerias da entidade, onde o objetivo é aprimorar e agilizar o atendimento às pequenas e micro empresas como também os empreendedores individuais.

Hoje São Manuel conta com 57 indústrias cadastradas, 693 estabelecimentos comerciais, 1.679 Micro Empresas e 1.022 Microemprendedores Individuais.