Saúde 24/02/2016

São Manuel bate recorde de Vacinação Antirrábica

Em 2015, mais de 8 MIL animais foram imunizados contra a doença.

A Prefeitura de São Manuel, por meio da equipe de agentes da Unidade de Vigilância Ambiental (UVA) em parceria com as Clínicas Veterinárias da cidade, informa que entre os dias 28 de novembro e 06 de dezembro do ano passado, 8.015 animais cães e gatos, foram vacinados durante a Campanha de Vacinação Antirrábica.

A raiva é uma doença infecciosa, causada por um vírus que se multiplica primeiramente nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central do animal e dali para as glândulas salivares, onde se propaga.

O número ultrapassou as marcas anteriores. Em 2013 foram vacinados 4.784 animais. No ano seguinte, em 2014, esse número saltou para 5.855, batendo o recorde no ano seguinte. O aumento de vacinas aplicadas, vem de encontro com o crescimento do trabalho da UVA, Unidade criada durante o primeiro ano de mandato do Prefeito Marcos Monti.

Em 2015, somente na UVA, 6,356 animais foram vacinados sendo, 5,161 cães e 1,195 gatos. As Clínicas Veterinárias também contribuíram para o recorde, vacinando 1,659 animais. Sendo 1,406 cães e 253 gatos. Esses números representam os atendimentos realizados nas áreas urbana e  rural de São Manuel.

“Nem todas as cidades conseguiram vacinar seus animais em 2015, mas felizmente a força política de São Manuel prevaleceu, e nós conseguimos realizar a campanha com êxito, adquirindo as vacinas dos órgãos responsáveis, cuidando assim da saúde dos animais da nossa cidade”, comenta Paulo Targa, veterinário da UVA.