Saúde 23/10/2015

Posto de Saúde central estará aberto neste sábado

Durante todo o dia serão realizados Papanicolau e solicitações de Mamografia

O Posto de Saúde Central estará aberto neste sábado, 24, das 8h às 16hs, para realização de exames de Papanicolau e solicitações de mamografia. Esta ação faz parte do calendário de atividades da campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo prevenir e orientar mulheres no combate contra o câncer de mama.

“Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos. Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha. Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esse exame, converse com ela sobre sua importância. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio! Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do Exame de Papanicolau. Por isso, ele é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher”, comenta Tânia Roberta Limeira Felipe, coordenadora da Unidade Básica de Saúde Central.

SOBRE O OUTUBRO ROSA

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Desde 2010, o INCA participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação