VACINAÇÃO 30/09/2015

HPV. Unidades de saúde estarão abertas no sábado

Meninas com idade entre 9 e 13 anos devem receber a segunda dose da vacina

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, informa que já foi iniciada a 2ª etapa de imunização contra o vírus do HPV. Meninas com idade entre 9 e 13, anos que receberam a primeira dose da vacina há 6 meses, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência com a carteira de vacinação em mãos.

Como forma de intensificar a campanha e atingir a meta de vacinar mai de 500 meninas, todas as Unidades de Saúde do município estarão aberas neste sábado das 8h às 16h.

“A meta a ser atingida é de 80% do público alvo. Nosso principal objetivo é a reduzir os casos do câncer do colo do útero e consequentemente a taxa de mortalidade causada por essa doença.”, comentaram as enfermeiras Ana Lúcia Juliani Brasílio e Vanessa Cristina Anizi.

A vacina é gratuita e é uma forte aliada na prevenção do câncer do colo de útero, uma doença grave, que no Brasil é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.

O QUE É O HPV?

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, sendo esta a chamada transmissão vertical.

Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação