MUNICÍPIO 07/08/2015

Marcos Monti e vereadores acabam com taxa do lixo

Prefeito anunciou decisão ao lado de vereadores da base governamental. Determinação foi tomada após Marcos Monti organizar as contas da Prefeitura de São Manuel. Vereadores aprovaram por unanimidade.

Depois de superar uma série de desafios, organizar as contas da Prefeitura de São Manuel e ter pulso firme para administrar a cidade num momento em que o Brasil passa por uma forte crise econômica, o Prefeito Marcos Monti (PR), anunciou na noite de segunda-feira, 03, que encaminharia ainda esta semana para Câmara dos Vereadores um projeto de lei extinguindo a taxa do lixo. E assim o fez.

O Projeto foi aprovado pelos vereadores durante a sessão realizada na manhã de quinta-feira, 06.

A notícia foi dada em primeira mão aos vereadores da base governamental durante uma reunião de trabalho realizada no início da semana.

Em dois anos e meio de trabalho e respeito ao dinheiro público, Marcos Monti e sua equipe estão conseguindo reerguer a Prefeitura de São Manuel. Vale lembrar que em janeiro de 2013 ela foi encontrada as traças, abandonada e completamente desestruturada.

Para se ter uma ideia, as prateleiras da farmácia da Prefeitura estavam vazias, faltavam medicamentos nos postos de saúde. Os veículos da frota municipal, que deveriam ser utilizados para atender a população, estavam sucateados. Nas escolas, as crianças estavam sem merenda.

“Não tínhamos caminhões adequados para a coleta de lixo, a CETESB estava a ponto de fechar o aterro sanitário, a fórmula que encontramos para ajudar a solucionar esse problema foi a criação da taxa do lixo. Foi uma decisão difícil para ser tomada, mas necessária naquela época. Porém agora, com as contas da prefeitura equilibradas e os serviços de coleta e aterro do lixo organizados, podemos propor a extinção da Taxa do Lixo”, comenta o Prefeito Marcos Monti.

As administrações anteriores deixaram outra herança para o Prefeito, uma dívida de mais de R$ 10 milhões. Em dois anos, quase metade desse valor já foi pago pela atual administração.

Se não bastassem essas dificuldades herdadas, em função de uma alteração imposta pela Secretaria da Fazenda do Estado, na forma da declaração das Usinas de Açúcar e álcool, e da Coopersucar, em 2 anos a Prefeitura de São Manuel deixou de arrecadar R$ 8,8 milhões. A falta desses recursos afetou diretamente a capacidade de investimentos no município.

Acaba_taxa_lixo