AMOR DE MAE 24/07/2015

Prefeitura de São Manuel promove reencontro especial

Após quatro anos, mãe e filho voltam a se encontrar

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Promoção Social, promoveu nesta semana um reencontro especial. Após quatro anos de procura e sem perder a esperança, dona Cida, moradora da cidade de Novo Horizonte (SP), 160 km de São Manuel, reencontrou seu filho, que após sair de casa, vivendo como morador de rua, passou por diversas cidades até chegar ao nosso município.

A assistente social, Zenaíde Guimarães, e a assessora de diretoria, Silvia Gabriela de Brito, conquistaram a confiança do morador de rua e depois de muitas conversas descobriram sua verdadeira identidade, Edimar Ribeiro Santana. “Toda vez que era questionado sobre sua identidade, ele hesitava em revelar seu verdadeiro nome e dizia que se chamava apenas “Bruno”, comenta Zenaíde.

Após a descoberta, a Prefeitura de São Manuel iniciou um trabalho minucioso para localizar a família do rapaz, o que ocorreu graças uma postagem feita pela mãe de Edimar num site voltado a identificar pessoas desaparecidas. Nela, além de uma foto, constavam informações sobre a origem dele, inclusive telefone e endereço de familiares. “A postagem foi feita em 2011, há exatos quatro anos”, comenta a Diretora de Promoção Social, Márcia Biandan.

Com as informações em mãos, a Prefeitura de São Manuel acionou a Diretoria da Promoção Social de Novo Horizonte. Em seguida a mãe de Edimar foi contatada. Muito emocionada ela pouco conseguiu falar com as Assistentes Sociais são-manuelenses.

“Agendamos o dia do reencontro, fomos até a cidade de Novo Horizonte para buscá-la. Só quem é mãe consegue explicar a força do sentimento que nos une a nossos filhos”, comenta Zenaíde.

Ao chegar a São Manuel, dona Cida foi levada até a Diretoria de Promoção Social onde esperou o filho, que foi trazido por uma equipe da Guarda Municipal.

Depois de abraçar seu filho, emocionada, ela agradeceu ao Prefeito Marcos Monti e a Prefeitura de São Manuel. “Estou muito feliz, esperava por isso há mais de quatro anos, gostei muito de vocês, porque na minha cidade não é assim, se fosse, o meu filho não estaria nas ruas. Sempre vou lembrar o que fizeram por nós, vocês são pessoas de bem, agradeço a todos que me ajudaram e ao Prefeito Marcos, que faz esse trabalho bonito”, conta a mãe que levou seu filho novamente para casa.

A mãe contou que durante quatro anos chegou a receber informações que seu filho estava vivendo em um vagão na estação de trem de uma cidade próxima a Novo Horizonte, mas não o encontrou e nem recebeu ajuda para encontrá-lo.

A Prefeitura de São Manuel vem realizando desde o ano de 2013 um trabalho humanitário com andarilhos e moradores de rua que aparecem na cidade. Através de uma abordagem, é descoberta uma história de vida, na maioria das vezes de pessoas que vêem de outros municípios, até mesmo de outros estados. Após esse diálogo, é possível descobrir o que aconteceu, para que logo em seguida possam ser feito um encaminhamento a um centro de recuperação ou ao seio da própria família.

Assim como Edimar, outras pessoas também receberam ajuda da Prefeitura de São Manuel, como a dona Maria, que hoje está abrigada ma Pousada da Colina, seu Roberto, encaminhado novamente à família em São Paulo, e seu Jesus, conduzido ao Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.