REGIÃO 03/07/2015

'Sem condições', afirma lixeiro sobre estado de caminhões em Itapetininga

Molas e estribos quebrados estão entre os problemas, segundo coletores. Prefeitura avisou que a checagem dos veículos é realizada todos os dias.

Os coletores de lixo de Itapetininga (SP) alegam que os caminhões de coleta precisam ser reformados devido aos problemas. “Sem condições de trabalho. O estribo e as molas estão danificados. Já vi um companheiro se machucar por conta disso, é arriscado para a gente”, diz um lixeiro que não quis ser identificado. A prefeitura informou, em nota, que possuí 11 veículos para a limpeza e que todos os dias uma checagem é feito pelos próprios motoristas.Umaequipe de reportagem da TV TEM acompanhou os trabalhos dos lixeiros e constatou as más condições dos veículos de coleta. Pneus carecas, ferrugem e falta de placas e suportes estão entre os problemas. Segundo o coletor Ulisses de Andrade, funcionário há nove anos, a burocracia é um fator que atrapalha a vida dos lixeiros. “Quando um caminhão quebra, nós temos que utilizar outro para substituir. Porém, o veículo reserva também já vem em péssimas condições. As peças novas que precisam ser compradas demoram meses, às vezes anos, para chegar”, completa.

Conforme o Executivo, mecânicos são acionados em caso de problemas com os caminhões. A administração municipal também ressaltou que a substituição dos para-choques quebrados e dos estribos já foi providenciada.

Fonte: Portal G1