CIDADES 22/06/2015

Cidade se mobiliza para ajudar menina com câncer cerebral

Após 21 cirurgias, a esperança de cura para a menina Gabrielly está nos Estados Unidos - mas tratamento custa cerca de R$ 500 mil

Uma família de Bariri, no interior de São Paulo, luta contra o tempo para salvar uma menina de seis anos diagnosticada com câncer no cérebro. Gabrielly Collombaro Ocon já passou por 21 cirurgias. A gravidade do caso e as dificuldades com o tratamento têm feito com que boa parte dos moradores da cidade se sensibilize e ajude a família.

Aos três anos de idade, Gaby, como é conhecida, começou a reclamar de fortes dores de cabeça e aos poucos perdeu o equilíbrio do corpo. Dias depois ela foi diagnosticada com um câncer no cérebro. Os médicos indicaram uma cirurgia e, segundo os pais, parecia que tudo estava resolvido. Gaby voltou a brincar, dançar funk – estilo musical preferido – e a fazer tudo o que gosta. Mas alguns meses depois o tumor voltou e a batalha recomeçou.

“Resolveram fazer a cirurgia de novo para tirar o tumor. Só que aí começaram as complicações, as sequelas. Ela ficou debilitada, sem expressão facial. Em um mês o tumor voltou a crescer de novo”, lembra a mãe Roberta Collombaro Ocon.

“O tumor dela é muito agressivo. Eles tiram e ele cresce muito rápido. Ela já passou por quimioterapia, por radioterapia. Mas, infelizmente, com a gravidade desse tumor, ele voltou de novo e já não responde mais (ao tratamento que vinha sendo feito)”, explica o pai de Gabrielly, Marcos José Ocon.

A pior notícia para os pais foi ouvir dos médicos que, no Brasil, já não há mais alternativas para tentar curar a doença. A esperança de cura agora está em um renomado hospital que trata pacientes com câncer no estado do Texas, nos Estados Unidos, o MD Anderson Cancer Center. Porém, segundo os pais, só uma consulta custa US$ 25 mil, algo em torno de R$ 77 mil. Os gastos com o tratamento, passagens, hospedagem e alimentação durante o período em que a menina estiver em solo norte americano está estimado em R$ 500 mil. A família soube desse hospital após ver uma reportagem sobre um caso similar ao de Gaby na televisão. Conversando com parentes e amigos eles descobriram que uma pessoa conhecida tem uma familiar que trabalha na área de saúde nos EUA.

“Eles estão aceitando casos internacionais e ela está tentando encaixar a Gaby nesse hospital. Mas nos Estados Unidos é tudo pago, lá não tem Sistema Único de Saúde (SUS) como temos aqui”, diz Marcos. “Lá tem um médico que trata e estuda o tipo de câncer específico que a Gaby tem. Já mandamos os relatórios médicos aqui do Brasil e cópias dos exames pra ela (a amiga) entregar no hospital”, afirma Roberta.

Sabendo que a família não tem condições financeiras para arcar com as despesas do tratamento, muitos moradores da cidade, com pouco mais de 34 mil habitantes, se sensibilizaram e abraçaram a causa. Diversas ações solidárias têm sido realizadas voluntariamente. Neste domingo (21), véspera do aniversário de 6 anos de Gaby, um bingo beneficente foi realizado no Umuarama Clube, que cedeu espaço. Cerca de 1,5 mil pessoas, segundo dirigentes do clube, estiveram no local. Também houve o sorteio de brindes doados por moradores e empresas da cidade. Para participar bastava comprar um cupom que era vendido por valores que variavam de R$ 0,50 a R$ 10. Uma empresa de acessórios femininos de Jaú, cidade vizinha a Bariri, tem vendido pulseiras para contribuir com a causa. Sessenta por cento do valor será revertido à causa da cura da menina.

Entre as pessoas que estão ajudando está a estudante Camila Manzutti, de 20 anos. Além de ajudar na organização, ela levou uma contribuição do avô, Lucilo Felipe. “Ela é tão pequena e já tem passado por tudo isso. A Gaby precisa de muita ajuda e a família dela também. Por isso é importante que toda a cidade ajude, ganha força”, contou Camila.