CASA PRÓPRIA 07/06/2015

Mutirão para renegociação de dívidas da casa própria

Iniciativa é fruto de parceria entre CDHU e CEJUSC

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de São Manuel promove no dia 18 de junho, quinta-feira, o “Mutirão para Renegociação de Dívidas da Casa Própria”. Serão realizadas audiências de conciliação para atender mutuários dos municípios de São Manuel, Areiópolis e Pratania em situação pré-processual que tenham débitos junto à Companhia.

O evento ocorre das 9h às 17h, nas dependências do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania desta Comarca, situado na Faculdade Marechal Rondon.

O objetivo, segundo a CDHU e a Juíza Coordenadora do Centro, Dra. Érica Regina Figueiredo, é estimular a renegociação de dívidas dos mutuários, com três ou mais parcelas em atraso e a oportunidade de firmarem um acordo com a CDHU para quitação da dívida atrasada, bem como das parcelas normais em condições especiais, com redução dos juros.

Para o atendimento é necessário ter em mãos RG, CPF, um boleto da prestação do imóvel pago ou não, comprovante de renda e o contrato de compra e venda. Quando o imóvel tem contrato de gaveta, proprietário e ocupante devem comparecer ao mutirão de conciliação ou morador com procuração. Mutuários inadimplentes, com três ou mais parcelas em atraso, poderão renegociar as dívidas com condições especiais de pagamento. Os casos serão analisados individualmente de acordo com as condições financeiras do titular do contrato.

Segundo a CDHU, a taxa de inadimplência na carteira de mutuários baixou 12,27%, nos últimos quatro anos. Para a companhia, a redução é resultado das ações de estimulo à renegociação de dívidas e recuperação de crédito habitacional, promovidas pela Campanha “Fique em Dia com a Sua Casa”. A meta da CDHU para este ano é reduzir ainda mais a inadimplência.

Motivos

Segundo pesquisa realizada pela CDHU, as principais justificativas dos mutuários para o atraso nas prestações da casa estão relacionadas à perda de renda, separação do casal e problemas de saúde. Por isso, durante os mutirões de renegociação, os casos são analisados individualmente de acordo com as condições financeiras do titular do contrato. “É importante que a população perceba a importância de manter as prestações em dia e, em caso de atraso, procure regularizar a situação o quanto antes para que a dívida não vire uma bola de neve, afinal, o imóvel é um patrimônio de toda a família”, destaca o presidente da Companhia, Marcos Penido.

Para mais informações os mutuários podem ligar para o número (14) 3842-2000 – Ramal 119, ou comparecer ao Centro Judiciário, localizado na Faculdade Marechal Rondon, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.