UVA 02/06/2015

UVA realiza retirada de enxames de abelhas na área urbana

Ação de prevenção visa remover enxames transitórios

A UVA – Unidade de Vigilância Ambiental – de São Manuel, em parceria com apicultores do município, realiza a retirada de enxames transitórios de abelhas africanizadas que estão aparecendo no perímetro urbano do município.

Segundo o Veterinário, Paulo Targa, estes são enxames que saem de uma colméia em busca de um novo abrigo, fazem uma pausa e depois retomam seu caminho. Geralmente estes ‘descansos’ duram de 2 horas a 3 dias.

Os casos que mais preocupam são dos enxames que permanecem há dias ou até mesmo meses instalados num mesmo local. Em ambas as situações, a orientação é para que a população não se aproxime e mantenha os animais de estimação afastados, pois essas abelhas podem atacar ao se sentirem ameaçadas.

Por este motivo, estão sendo espalhadas em locais estratégicos da cidade, de forma preventiva, caixas vazias com iscas feitas a base de ceras produzidas pelas próprias abelhas. O cheiro do material atrai os enxames transitórios em um perímetro de até 1 km. Dessa forma, a chance dessas abelhas se fixarem em locais inadequados é bem menor.

“Os favos e as abelhas são cuidadosamente retirados e colocados em caixas, após isto, são levadas para fazendas de apicultores, onde ficam distantes das pessoas e do ambiente urbano”, completa Paulo, veterinário responsável da UVA.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Saúde e Comunicação