SAÚDE 31/05/2015

Prefeitura adéqua prédio para instalação do SAMU

Em conjunto com a UPA, serviço irá remodelar o sistema de saúde pública no município

A Prefeitura de São Manuel está realizando a reforma do prédio onde funcionava uma agência bancária na COHAB 1. Após a conclusão das obras o local se transformará na sede da primeira unidade do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – do município. Além da reestruturação completa, está no projeto a construção de uma garagem para as ambulâncias.

A instalação da unidade do SAMU somada à construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – irá beneficiar a população, auxiliando nos atendimentos de emergência, o que com certeza irá desafogar o hospital.

“Estas duas obras vêm para oferecer aos são-manuelenses uma saúde pública de qualidade”, comenta Sirley Justo, diretora de Saúde.

O que é o SAMU?

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo assegurar a escuta médica permanente para as urgências, além de organizar as transferências inter-hospitalares de pacientes graves internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito macrorregional e estadual.

O Serviço proporciona ao cidadão o acesso a uma central com profissionais da saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Na maioria dos casos, o SAMU presta os primeiros atendimentos e posteriormente encaminha o paciente à Unidade de Pronto Atendimento.

Fontes: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Obras, Saúde e Comunicação.