PATRIMÔNIO 27/05/2015

Coreto de 110 anos é reformado em São Manuel

Melhoria na iluminação, contenção de infiltrações e nova pintura

Inaugurado no ano de 1905, o Coreto Municipal “Maestro Pedro Catalan” localizado na praça “Dr. Pereira de Rezende”, foi reformado pela Prefeitura de São Manuel.

Os trabalhos envolveram melhorias na iluminação, manutenção de calhas, que estavam causando infiltrações, manutenção no telhado e madeiramento da cobertura e a pintura geral do prédio.

“O Coreto é um patrimônio do município, e como apresentava diversas avarias a manutenção foi necessária. Muitas pessoas utilizam este espaço, principalmente nos finais de semana. São Manuel é uma das poucas cidades no Estado de São Paulo que ainda mantém a cultura do tradicional pula banda nas noites de domingo”, comenta Ademir Ayres, diretor de Gestão e Serviços.

Nos finais de semana, o coreto municipal é palco das tradicionais retretas, comandadas pela Banda Filarmônica são-manuelense. Há décadas a atração leva crianças e adultos até o Jardim Central.

"Esta é a mais fantástica tradição que eu vi em minha vida, pular banda é algo que somente o município de São Manuel mantém e é secular, os pais que hoje trazem seus filhos para esta magnífica tradição, também foram trazidos pelos seus pais para esta diversão. É a perpetuação da história viva que em muitos lugares já se encerrou. A história conta com vários acervos de pesquisa mais deste jeito contada em prosa e verso todos os domingos embaladas pela retreta e por crianças rodando em volta do coreto com suas bexigas mágicas é a garantia de um mundo que se pode acreditar pois a perpetuação desta história vai além da conservação da memória, é poesia pura." Comentou o historiador Eduardo Delamonica.