VACINAÇÃO 05/05/2015

Começa a campanha de vacinação contra gripe

Dia D” acontece no próximo sábado, 9 de maio

Os Postos de Saúde de São Manuel começam hoje à Campanha de Vacinação contra a gripe. O objetivo é atingir grupos prioritários que envolvem crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes em qualquer período da gestação; puerperais: mulheres no período até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados; indígenas (a vacinação será indiscriminada para toda a população indígena a partir de 6 meses de idade); população privada de liberdade e funcionários dos sistemas prisionais das penitenciárias vinculadas à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP/ESP), podendo ser vacinadas nos Postos de Saúde locais

Portadores de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas) poderão ser vacinados mediante indicação ou receita médica.

A vacinação para pacientes acamados está agendada para o dia 09 de maio. Os agentes da saúde do município solicitam que os familiares desses pacientes que são atendidos no Posto Central (Postão) e Posto de saúde da Cohab 1, agendem a vacinação nas unidades. As demais UBS´s (São Geraldo, Vila Rica, Raphael, Aparecida e Santa Mônica), irão realizar a vacinação nos domicílios em outra data.

De acordo com o Ministério da Saúde estão disponibilizadas 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do Governo é vacinar 80% do público alvo, ou seja, 39,7 milhões de pessoas.

No dia 09 de maio, sábado, será o Dia D de mobilização nacional. Os postos de saúde ficarão abertos para facilitar o acesso dos que não conseguem se dirigir as unidades durante a semana. A campanha termina no dia 22 de maio.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização durante o período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Ministério da Saúde