MELHORIAS 30/03/2015

Bibliotecas Municipais de São Manuel iniciam reestruturação

Informatização e instalação do Telecentro são algumas das novidades

A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Cultura, está reestruturando às bibliotecas municipais. As unidades do Centro, Cohab II e Distrito de Aparecida passam pelo processo de catalogação dos acervos, o que facilitará o acesso aos livros disponíveis para empréstimo.

“Hoje já temos 10% do nosso acervo catalogado em um programa de busca virtual”, comenta José Dionísio da Silva, bibliotecário chefe.

Um link de acesso ao programa será criado no site da Prefeitura, desta forma, a população poderá verificar a disponibilidade das obras sem precisar sair de casa. Essa tecnologia também facilitará o cadastramento de usuários e o controle do acervo por parte dos funcionários das bibliotecas.

A reestruturação da biblioteca teve início em 2013, quando o Prefeito Marcos Monti determinou ao Diretor de Cultura a contratação, através de concurso público, de um bibliotecário para organizar os acervos.

Hoje, a Biblioteca Municipal “Dr. Francisco Câmara Ferreira”, localizada no centro de São Manuel, conta com aproximadamente 18 mil livros. No início desta semana outros 300 títulos foram adquiridos, entre eles estão a trilogia de “Cinquenta tons de cinza”, “A culpa é das estrelas”, “Teorema de Katherine”, “Eu sou Malala” e alguns títulos de Augusto Cury. As obras foram disponibilizadas pela Prefeitura e Secretaria de Cultura do Estado.

Outra novidade que deve agradar os leitores mais jovens é o programa Biblioteca Viva, um projeto da Diretoria de Cultura da Prefeitura, que pretende realizar rodas de leitura com escolas do município a cada dois meses. “O objetivo é aproximar as crianças dos livros e fazer com que as obras não fiquem paradas nas estantes”, afirma Rodrigo Pinheiro

Dando continuidade ao processo de inovação, a Biblioteca do centro ainda sediará o Telecentro, que antes estava instalado na Diretoria da Educação. Dessa forma a população terá no local, um espaço privilegiado para realizar pesquisas na internet.

Novos horários

Após um levantamento da frequência diária, de segunda a sexta-feira a Biblioteca Municipal passará a abrir uma hora mais cedo, das 8h às 18h. Aos sábados, quando o número de visitas é menor, ela ficará fechada. Essa alteração deve ocorrer a partir do mês de Abril.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretorias de Cultura e Comunicação

DSCN0028Biblioteca Municipal