DENGUE 13/02/2015

Prefeito toma ações imediatas para prevenção da dengue

Palestras nas escolas, limpeza urbana e conscientização, fazem parte dos trabalhos que serão desenvolvidos pela Prefeitura

O Prefeito de São Manuel, Marcos Monti, se reuniu nesta semana com os Diretores Municipais de Saúde, Sirley Justo, e Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Eduardo Ricardo, para lançar a campanha municipal de combate a Dengue.

Os trabalhos tiveram início na última quarta-feira, com a realização de palestras ministradas e idealizadas pelas agentes de saúde do PSF Dr. Rafael Lhamas Franco, Francine, Kelli, Rose, Margô, Kristine, Eliana, Juliana, Thaís Alline, Neide, as enfermeiras Elaine, Érica e Talita e pelas vigilantes sanitárias da SUCEN, Giovana e Nadir, aos alunos da EMEFEI “Professor Geraldo Pascon”, na COHAB 3. No decorrer dos dias ações como esta devem ocorrer nas demais escolas públicas do município.

Além das palestras de conscientização, outras ações serão realizadas. Durante o carnaval um carro de som circulará pelas ruas da cidade informando a população sobre as maneiras de se combater o transmissor da doença.

Marcos Monti também determinou à diretoria de comunicação que seja feita a distribuição de folders educativos, com dicas de como se prevenir e evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e também da Chicungunha. A principal orientação é retirar de ambientes abertos qualquer tipo de material que possa acumular água.

A Campanha de prevenção espera repetir o sucesso dos anos de 2013 e 2014, visto que em São Manuel, os pouquíssimos casos de Dengue registrados eram importados, ou seja, os pacientes foram picados pelo mosquito em outras cidades.

Em relação aos demais municípios da região, São Manuel é exemplo. Para se ter uma ideia, a cidade de Jaú viveu uma epidemia da doença e registrou em 2014 mais de 5,5 mil casos, pelo menos nove deles foram fatais.

Cidades mais próximas também apresentaram casos de Dengue, Barra Bonita registrou no primeiro semestre de 2014 aproximadamente 44 casos, Botucatu, segundo dados de agosto do último ano, teve 20 pessoas contaminadas pela doença e Lençóis Paulista, marcava no último mês de setembro, 34 casos.

“O objetivo da nossa administração é reduzir ainda mais os casos de contaminação em nossa cidade. Temos um longo trabalho pela frente, e estamos cientes de que a prevenção é o melhor caminho para impedir a proliferação do mosquito”, comenta o Prefeito.

Na próxima segunda-feira três equipes da Prefeitura de São Manuel iniciam um mutirão de limpeza das margens dos rios Paraíso e Santo Antônio, o objetivo é concluir este trabalho até o final da semana do carnaval.

ECO PONTO

A Prefeitura de São Manuel disponibiliza também um local apropriado para o descarte de pneus, é o ECO Ponto instalado na ACAPEL. Após recolhido, o material é encaminhado para uma indústria especializada em reciclagem.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação