Política 13/02/2015

Fernando Cury quer em Botucatu nova região administrativa do estado!

O Deputado Estadual falou sobre seu projeto de fortalecer a região. Ouça!

Durante entrevista a Thiago Melego, na Rádio Clube de São Manuel, Fernando Cury, deputado eleito em outubro pelo PPS, informou que suas duas primeiras bandeiras ao tomar posso em 15 de março, serão fortalecer nossa região e transforma-la num polo moveleiro.

Segundo Fernando Cury, ele irá apresentar uma proposta para criar a 17ª Região Administrativa de Botucatu. Nela estariam incluídos 13 municípios de nossa região e cinco que pertencem a região de Avaré. Com isso, Fernando espera diminuir a dependência de todos nós, de cidades maiores.

Um dos exemples citados por Fernando é trazer de volta a diretoria regional de saúde, perdida em 2008, quando foi transferida para Bauru. Também está naquela cidade a sede regional do DER. Em Piracicaba está a sede do DAEE (recursos hídricos). A regional da segurança pública está em Sorocaba...

Para Fernando, criando essa nova região administrativa, além de nossa região ficar mais forte, isso geraria economia aos municípios, mais renda, menor distancia para a solução de problemas.

Quanto ao pólo moveleiro, Fernando disse que temos o eucalipto, uma imensa ÁREA num raio de 100km, além disso, existem pelo menos cinco empresas no ramo, como por exemplo a Duratex e Eucatex.

Pedágio - Quando questionado se realmente existe alguma esperança quanto ao pedágio, Fernando disse que isso deveria ter sido visto lá trás e que acredita que hoje seja muito difícil mudar algo. O que se pode tentar é uma isenção a quem mora em São Manuel e trabalha em Botucatu (ou o inverso), mas que tudo exigiria um estudo, muita negociação.

Segundo Fernando, se tivéssemos um deputado estadual lá trás, isso não teria acontecido, certamente ele teria feito alguma coisa para evitar a construção do pedágio, ou a isenção aos veículos dos dois municípios.

Infelizmente o que tínhamos eram aqueles que vinham, pediam os votos e passadas as eleições, tchau!

Cury disse que faltou vontade política dos prefeitos da época (2008), em Botucatu o Ielo e em São Manuel, Flavinho Silva. Quanto a proposta de criar uma estrada alternativa, ele disse que essa é uma situação a ser estudada, o projeto era fazer isso na estrada de Toledo, mas isso envolve custos. Quanto ficaria para a obra? Botucatu e São Manuel teriam que desembolsar... Mesmo que se tivesse o dinheiro, valeria a pena?