INTERNET 24/01/2015

Postagem sobre idosos gera polêmica em rede social

Notícia foi imediatamente desmentida pelo presidente do abrigo

No início desta semana, uma moradora de São Manuel postou na internet a foto de um casal de idosos que supostamente teria sido expulso do abrigo Pousada da Colina. Por se tratar de um assunto polêmico, a postagem chamou a atenção e despertou o interesse dos internautas. A mensagem foi compartilhada por mais de 200 pessoas, e teve inúmeros comentários e curtidas.

Assim que tomou ciência da postagem, o atual presidente do abrigo, Eliezer Scudeletti, escreveu em seu perfil no Facebook uma nota oficial contando o outro lado da história. Eli afirma que por várias vezes o casal de idosos foi atendido e abrigado na Pousada da Colina, e que lá sempre tiveram a disposição um quarto, cinco refeições diárias e nunca foram obrigados a realizar qualquer tipo de trabalho em troca do que era oferecido. O presidente ainda explicou que não é a primeira vez que o casal decide ir embora da instituição, e que assim como ocorreu anteriormente o motivo causador dessa “fuga” sempre foi o mesmo, alcoolismo.

“É incrível como tem pessoas que ao invés de ajudar, acabam denegrindo a imagem de uma entidade sem saber se quer o que realmente esta acontecendo. Este casal pela segunda vez foi colocado no abrigo em estado regular de saúde, e quando se recuperou, inclusive a mulher que nem enxergava direito, saiu do abrigo enxergando perfeitamente. Motivo real da saída do casal do abrigo no final de 2014; descobrimos que visitantes estavam levando bebida alcoólica para eles, e ate o próprio Sr. José Roberto em algumas saídas rápidas comprava bebida alcoólica. Ao ser questionado o mesmo disse que não iria deixar de beber e que se fosse proibido disso iria embora do abrigo”, comenta Eli.

Desde o início da semana uma equipe técnica da Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria da Promoção Social, acompanha o caso. Numa das conversas que tiveram com o casal, seu José e dona Maria deixam claro que não querem voltar à Pousada da Colina.

“Nós não queremos voltar, de jeito nenhum, pois lá não posso beber”, afirma seu José que complementa “a gente não passa fome, não! As pessoas nos dão comida e a gente vive muito bem assim”, afirma seu Zé Roberto.

Como a Diretoria da Promoção Social não pode realizar a internação ou acolhimento contra a vontade do casal, um relatório, incluindo depoimento em vídeo, foi entregue pela diretora da pasta Márcia Biandan à Exma. Sra. Dra. Vivian Correa de Castro, DDa. Promotora de Justiça da 2ª Vara da Comarca de São Manuel. O material deverá ser analisado e, para que posteriormente sejam tomadas as devidas providências, pois somente uma ordem judicial com uma medida protetiva de internação compulsória pode leva-los a um tratamento e internação. O objetivo com esta ação é resguardar a integridade física e psicológica do casal.