BEM-ESTAR 22/12/2014

População de São Manuel aprova a 1ª academia ao ar livre

Construída no Conjunto Poliesportivo, academia já está agradando os frequentadores do local

A Prefeitura de São Manuel finalizou na última terça-feira (16), a instalação dos equipamentos da primeira academia ao ar livre, que foi construída no Conjunto poliesportivo, ao lado do parquinho. Os equipamentos foram adquiridos através de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, que tem como presidente a primeira dama, Dra Andrea Monti, e o Governo do Estado de São Paulo.

No local, jovens e adultos já praticam exercícios, antes mesmo da academia ser inaugurada. A população aprovou mais essa conquista da atual administração.

A academia foi montada com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e oferecer uma nova opção de lazer para a população. E acabam se tornando grandes aliadas na luta contra o sedentarismo.

Os equipamentos são práticos, funcionais e apresentam biomecânica diferenciada, ou seja, não possuem peso. Trata-se de um sistema que se adapta aos usuários, utilizando o peso do próprio corpo para os exercícios de musculação e alongamento. No total são 11 aparelhos, que podem ser utilizados em diversos exercícios. “Os equipamentos são preparados para que o usuário utilize o peso do próprio corpo e não forcem sua musculação, garantindo dessa forma sua segurança”, explica Zigomar Augusto, Diretor de Esportes e Turismo.

Aquele espaço é uma ótima opção para quem pretende começar a realizar atividades físicas, principalmente na terceira idade. Com a vantagem de ter um ambiente agradável, essas academias possuem aparelhos que ajudam a trabalhar a força muscular e ativar as articulações.

Os benefícios à saúde são inúmeros, e auxiliam no combate ao sedentarismo, tratamento de bursite ou tendinite, já que o uso dos aparelhos pode ser uma forma de tratar e evitar a inflamação, exceto nos momentos de crise.

“A prática de atividades físicas pode auxiliar a saúde da nossa população”, comenta o Prefeito Marcos Monti. “O Município já possui o ‘Poli’, um excelente complexo esportivo, com a inauguração da academia ao ar livre, podemos dar mais opções para quem utiliza o local para prática de exercícios”, completa.

A primeira academia ao ar livre de nossa cidade recebe o nome de Jardel Santarém, esportista de nossa cidade que defendeu o extinto time masculino do América F.C. de São Manuel. A inauguração oficial está marcada para o dia 29 de dezembro e contará com a presença de autoridades, como o Deputado Federal Milton Monti e o Ministro da Saúde Dr. Artur Chioro.