VACINAÇÃO 18/12/2014

Prazo foi estendido visando imunizar um maior número de crianças

A Prefeitura de São Manuel informa que as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola foram prorrogadas até o dia 31 de dezembro. O objetivo é imunizar as crianças, com idade entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias, que ainda não receberam as doses neste ano.

Os pais devem levar seus filhos para tomar a vacina na unidade básica ou posto de saúde mais próximo de suas residências. O horário de atendimento durante a campanha será das 8h às 17h.

A POLIO

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

O SARAMPO

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

A CAXUMBA

A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. As glândulas salivares produzem saliva, um líquido que umedece a comida e ajuda a mastigar e engolir.

A RUBÉOLA

Já a rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma infecção na qual há erupção na pele. Na chamada rubéola congênita, a mulher grávida é infectada com rubéola e passa a doença para o bebê dentro do útero.

CONTRAINDICAÇÕES

Crianças com febre, imunossupressão, alergia ao componente da vacina, uso de corticoide em doses altas, quimioterapia ou que tenha realizado transplante de medula óssea, não devem tomar a vacina.

ENDEREÇOS DOS PONTOS DE VACINAÇÃO:

Centro de Saúde II (Postão) – Rua Dr. Júlio de Faria, nº1184

Centro de Saúde da Cohab II (Depósito de medicamentos) – Rua Carlos Amaral Faraco, Nº.14

ESF- São Geraldo – Rua Donatha Raghi, s/n

ESF- Vila Rica – Rua Luiz Josepetti, nº151