FUTEBOL 03/12/2014

Amistoso de futebol reúne grandes craques em São Manuel

Partida amistosa reúne grandes craques do passado

No próximo domingo (7), às 10h, craques que marcaram a história do futebol paulista disputarão uma partida solidária no memorável Estádio da Rua XV. O jogo amistoso coloca frente a frente à Seleção Paulista Máster e a Seleção de São Manuel Máster.

O evento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Esportes e Turismo, e a Sabesp, acontece no Estádio Municipal “Dr. Adhemar Pereira de Barros”. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Jogadores como; Zenon (Corinthians); Betinho, Sérgio, Flávio Conceição (Palmeiras), Biro e Claudecir (São Caetano), Vitor, Pavão e Pita (São Paulo), que também defendeu o Santos ao lado de Alberto, Índio e Kobaiache, defenderão a Seleção Paulista.

Do outro lado, a seleção são-manuelense ganhará o reforço de um dos maiores craques da história do Corinthians, Tales. O camisa 10, nascido e criado em São Manuel, chegou a jogar também no Flamengo e Seleção Brasileira, sendo reserva de nada mais nada menos que Pelé.

“Teremos a presença de muitos craques do futebol paulista”, comenta Zigomar Augusto, diretor de Esportes e Turismo. “A população terá a chance de ver nomes que defenderam grandes equipes, disputando com atletas de nossa cidade, claro que todos aposentados como eu”, finaliza

Além de caráter solidário esse grande encontro irá homenagear jogadores que defenderam a camisa rubro-negro da Associação Athletica Sãomanuelense (AAS).

Para o Prefeito Marcos Monti, o jogo beneficente tem dois pontos principais, o reconhecimento e a solidariedade. “Vamos prestar uma homenagem aos são-manuelenses que defenderam a AAS numa época de ouro do futebol da nossa cidade. Além disso, esse será um jogo solidário e toda a população está convidada para participar.”

AAS – Associação Athletica Sãomanuelense

Fundada em 21 de junho de 1919, a Associação Athletica Sãomanuelense foi um dos primeiros clubes do estado, e um dos mais tradicionais e queridos da região centro-oeste paulista.

Com seu uniforme nas cores vermelha e preta, teve 12 participações no Campeonato Paulista de Futebol. Em 1948 esteve na Segunda Divisão (atual A2), na Terceira Divisão (atual A3) foram nove campeonatos nos anos de 1954, 1969, 1980, 1981, 1982, 1984, 1987, 1988 e 1990. Na Quarta Divisão (atual Série B) a AAS esteve presente nos anos de 1967 e 1968, ano em que consagrou-se campeã.

A casa da equipe rubro negra sempre foi o Estádio Municipal “Dr. Adhemar Pereira de Barros”, o “Adhemarzão” ou Estádio da Rua XV, como era conhecido o campo que também abrigava a TUSMA – Torcida Uniformizada da Sãomanuelense, que quando não estava lá, torcendo freneticamente pela equipe, se encontravam no antigo Bar do Caculé, na Vila Ipiranga.

Seus principais rivais eram as equipes da Associação Atlética Botucatuense e Associação Atlética Ferroviária, ambas de Botucatu.

Uma curiosidade sobre o nome da equipe de São Manuel é que se fossemos levar em consideração a nova ortografia, ele deixa de ter um “h” e ganha acento agudo e um hífen, nesse caso teríamos Associação Atlética São-manuelense. Fato que confunde muitas pessoas sobre a denominação de naturais de nossa cidade.

TALES:

No Corinthians, Tales jogou de 1966 a 70, fez 178 jogos (99 vitórias, 45 empates e 34 derrotas) e marcou 71 gols. Não ganhou nenhum título com a camisa do alvinegro.

No Flamengo, em 1971, viu nascer ao seu lado um menininho loirinho chamado Zico.

Serviço: Amistoso Solidário

Horário 10h