COMBATE AO CRIME 21/11/2014

CRIMINALIDADE EM SÃO MANUEL ESTÁ EM QUEDA AFIRMA PM

Relatório foi apresentado esta semana apresenta

Os índices de criminalidade em São Manuel tiveram considerável queda no mês de outubro, segundo os dados divulgados pela Polícia Militar. A análise foi apresentada na última terça-feira (18), pelo Capitão Kléber e 1º Tenente Cunha, ao Prefeito Marcos Monti, que estava acompanhado do Vice Pedro Biandan e do Presidente da Câmada de Vereadores, Dr. Omar Mattielli de Carvalho. O encontro aconteceu no batalhão da 2ª Cia. da PM de São Manuel.

Segundo a PM, os números apresentam uma queda no comparativo entre o mês de outubro de 2013 e 2014. Dentre as estatísticas apresentadas, a queda nos índices de roubos, furtos, roubos e furtos de veículos, chamam a atenção. No caso dos roubos de veículos a queda foi de 100%, seguido pelos roubos com -67%. Isso sem contar os homicídios, latrocínios, roubos de cargas e roubos a bancos, que, assim como no mesmo período do ano passado, não registrou nenhuma ocorrência.

O Capitão Kléber explicou que esse balanço é feito mensalmente e comparado com o mesmo período do ano anterior, já que cada mês tem sua peculiaridade. “A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo realiza o balanço desta forma, pois cada mês tem sua característica. Por exemplo, maio é um período calmo, já dezembro, em função das festas de final de ano, e o recebimento do 13º salário, a população acaba portando mais dinheiro nos bolsos para as compras de presentes e alimentos, além disso, o comércio fica aberto até mais tarde, aumentando o período das rondas intensificadas.”

Esse mérito não é somente da Polícia Militar de São Manuel, o 1º Tenente Cunha diz que é um trabalho em conjunto com a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal. “A PM não trabalha sozinha. É muito importante essa interatividade com a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal, que também são responsáveis pela diminuição da criminalidade em São Manuel”, comenta o Cunha.

Ao ver os índices desse balanço, o Prefeito Marcos Monti parabenizou o trabalho das Polícias Militar e Civil e da GCM. “O trabalho realizado pelas Polícias e a GCM é muito importante para a população da nossa cidade, o relatório que nos foi apresentado, mostra num montante durante os anos de 2013 e 2014, que além de diminuir os índices de alguns delitos, as ações dessas forças mantêm outros a zero,” relata. “O que depender do Poder Público, para que esses números continuem diminuindo, podem ter certeza que faremos”, completa o Prefeito.

Nos casos dos furtos, um dos fatores que contribuíram para a diminuição, foi a conscientização da população, já que esse tipo de delito acontecem pelas oportunidades encontradas pelo infrator, mas o Capitão Kléber ainda alerta. “Os casos de furto tiveram uma boa queda, mas ainda pedimos à população que tome os cuidados necessários para evitar esse transtorno. Não estacionem em locais muito isolados, tranque sempre a porta do veículo e nunca deixe a janela aberta, mesmo que por pouco tempo. Quando for viajar, não deixe sinais de que sua residência está vazia. Não dê a oportunidade para te furtarem.”

Tanto o Capitão Kléber, quanto o 1º Tenente Cunha, já fizeram parte do batalhão de Sorocaba e ambos dizem que, em proporção de tamanho e números de habitantes, comparado com aquela cidade, São Manuel é realmente uma cidade que apresenta baixos índices de criminalidade e eles garantem que, tanto a PM, quanto a Polícia Civil e a GCM, irão mantê-la assim.

Fonte:Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação