NOVEMBRO AZUL 11/11/2014

Novembro Azul: Agora chegou a vez dos homens

Campanhas de prevenções ocorrem nas Unidades de Saúde

Após a mobilização Outubro Rosa, para prevenção do câncer de mama, agora chegou à vez dos homens aderirem à campanha Novembro Azul. No início deste mês, em gesto simbólico, a Prefeitura de São Manuel instalou iluminação especial na imagem do Cristo, localizada na rotatória da Avenida José Horácio Mellão.

A ação tem como objetivo incentivar a realização de exames de prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. Para estimular a participação da população masculina, todas as unidades de saúde do município, além da rotina diária, realizam no decorrer do mês os mutirões noturnos. O objetivo é atender aqueles que trabalham durante o dia e não podem se locomover até as unidades.

Durante todo o mês de novembro as equipes de saúde realizarão palestras na sala de espera com os temas de agravos à saúde do homem e também as principais causas de morte (comportamentos de risco).

“Também faremos pedidos de exames de rotina para hipertensos, diabéticos e dislipidêmicos”, comenta Sirley Justo, Diretora de Saúde.

No decorrer do mês serão intensificados os exames para detecção do câncer de próstata. O PSA (exame de sangue) para homens acima de 40 anos com histórico familiar, e para todos os homens com idade acima dos 50 anos. Para a realização do exame de toque, será preciso uma avaliação medica caso haja a necessidade.

Abaixo dias e horários dos mutirões de prevenção.

Datas Mutirões:

USF COHAB 1 e 2 dia 14/11/2014 das 17h às 20h

USF São Geraldo dia 14/11/2014 das 17h às 21h

USF Aparecida dia 24/11/2014 das 17 às 20 h;

USF DR Raphael dias 25 e 27/11/2014 das 17 às 21 h;

USF Vila Rica 26/11/2014 das 17 às 20h30.

* O mutirão no Jardim Santa Mônica ocorreu no último dia 5 de novembro